10 dicas para não sofrer no fim do semestre

|10 dicas para não sofrer no fim do semestre

10 dicas para não sofrer no fim do semestre

Quase férias. Aquela sensação de quinta-feira, sabendo que o dia seguinte será sexta. Só não dá pra chutar o balde e começar a não fazer nada antes da hora. É preciso finalizar o semestre, provas e trabalhos para poder curtir o descanso merecido. Aqui vão algumas dicas para se manter no foco correto e não morrer de ansiedade nas últimas semanas de aula.

1- Organize sua rotina!

Provavelmente você tem vários trabalhos e provas. Veja qual demanda mais tempo e faça este primeiro, sem deixar tudo num dia. Faça uma lista de prioridades e foque um trabalho, ou uma matéria pra estudar, de cada vez.

2- Descanse (ZZzzZzzz)

Uma boa noite de sono é fundamental para realizar suas tarefas e não pirar nas provas. Estude e faça os trabalhos até um horário máximo, depois deite e durma bem para retomar os estudos no dia seguinte.

3- Fique longe do seu celular!

Não é preciso nem explicar o porque, né? Foco nos estudos, seus amigos não vão desaparecer, e você pode conferir o que está acontecendo no mundo daqui a pouco. Se você é daqueles que morre caso não esteja com o celular na mão, determine um limite. Estude 1h e use o celular 10 minutos. Esse revezamento vai te ajudar a não perder o foco.

4- Saiba o que você não aprendeu.

Não adianta querer recuperar o semestre todo em uma semana. Se não assistiu nenhuma aula nem adianta correr muito. Foque nos conteúdos que você perdeu, não deixe de ver, mesmo que superficialmente, nenhum item da matéria.

5- Não pense demais, concentre-se.

Não foque apenas nas notas, lembrar toda hora que as notas valem todo um semestre de aulas só cria mais ansiedade. Relaxe e estude. Quanto mais ocupada estiver sua mente em algo produtivo, menos ansioso vai ficar.

6- Cuidado com seus amigos!

Duas cabeças pensam melhor do que uma, isso é fato, mas evite grandes grupos de estudo. Quanto mais gente estudando junto, mais fácil é perder o foco das conversas e se deixar levar por fazer algo mais divertido que produtivo.

7- Faça resumos (ou peça pra alguém que tenha feito)

Escrever o resumo das matérias ajuda a sintetizar o conteúdo do aprendizado e a memorizar. Você vai se lembrar mais da matéria que escreveu do que da matéria que apenas leu.

8- Abandone a música (e qualquer distração)

Escolha um local silencioso para estudar. Música pode parecer interessante para estudar, até que toca aquela sua música favorita e você larga o livro e começa a cantar. O mesmo vale para aquela série no netflix ou na tv, concentre-se em silêncio, isso ajuda na memorização.

9- Seja rato de biblioteca (mesmo que por uma semana apenas)

A biblioteca é o local ideal para estudos e trabalhos. Além de disponibilizar todo o material bibliográfico e o tão sonhado silêncio, lá você encontra mais gente focada nos estudos, e isso te dará mais ânimo para continuar.

10- Lembre-se que vale a pena!

Todo esse esforço não é a toa. A cada semestre finalizado com sucesso, você está mais perto do diploma. E a cada fim de semestre você tem um período de descanso para ficar de “boa na lagoa” (ou piscina).

2021-12-09T14:29:41-03:0009.12.2021|Sem categoria|
×