Alunas do curso de Administração da Faculdade Novos Horizontes tiveram um artigo aprovado no XXII Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP que acontece entre 9 e 11 de novembro em Bauru, São Paulo. O trabalho foi orientado pela coordenadora do curso de Administração, a professora Dr.ª Lousanne Cavalcanti Barros Resende, e teve origem no Projeto Interdisciplinar que as alunas desenvolveram no segundo período do curso, trabalho que foi premiado com a medalha Melhores Projetos Interdisciplinares.
O artigo “Gestão centralizada versus emporwement: um estudo em empresas familiares mineiras” foi escrito pelas alunas Alcione Márcia Rocha, Jeane de Freitas Frazão, Daniele Aparecida Tavares, Daniele Rodrigues Moreira, do terceiro período, juntamente com a professora Lousanne.
De acordo com as alunas, o artigo propõe uma análise da centralização de poder nas organizações. Foi realizado um estudo com duas empresas caraterizadas como sendo de gestão familiar. O conceito de empowerment está ligado à ideia de uma gestão compartilhada em que os colaboradores da empresa participam do processo de gestão a partir da delegação de poder.
As alunas observaram, a partir do estudo, que o poder em empresas do tipo familiar tende a ser centralizado. A pesquisa foi feita em duas empresas de médio porte, uma voltada para a área de entretenimento infantil e outra do ramo de usinagem.
Sobre o fato ter o trabalho aprovado em um grande evento como o SIMPEP, elas afirmaram tratar-se de um grande incentivo para a vida acadêmica e que é muito gratificante ter a dedicação reconhecida, algo que poderá render bons frutos na vida profissional.
O SIMPEP é uma iniciativa do Departamento de Engenharia de Produção da UNESP (Universidade Estadual Paulista) – Campus de Bauru e é um dos mais relevantes congressos de Engenharia de Produção do Brasil, reúne pesquisadores do País inteiro. O evento que é realizado anualmente desde 1994 leva em média cerca de 450 participantes por ano e recebe algo em torno de 700 trabalhos.