Alunas de Serviço Social têm artigo aprovado no IX Seminário de Saúde do Trabalhador. Evento acontece entre os dias 21 e 24 em Franca, São Paulo

|Alunas de Serviço Social têm artigo aprovado no IX Seminário de Saúde do Trabalhador. Evento acontece entre os dias 21 e 24 em Franca, São Paulo

Alunas de Serviço Social têm artigo aprovado no IX Seminário de Saúde do Trabalhador. Evento acontece entre os dias 21 e 24 em Franca, São Paulo

 

DSC_0636

O Projeto Interdisciplinar é um importante instrumento para desenvolver no aluno as competências exigidas pelo mercado de trabalho, colocando-o em contato com a realidade profissional e também para introduzi-lo no universo da pesquisa acadêmica. Esse trabalho desenvolvido semestralmente pode render frutos ainda no decorrer da graduação, como é caso das alunas do 4º período de Serviço Social da Faculdade Novos Horizontes que tiveram um artigo aprovado no IX Seminário de Saúde do Trabalhador, que acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, em Franca, São Paulo. O trabalho é originou-se do Projeto Interdisciplinar elaborado e apresentado quando elas ainda estavam no 3º período do curso, no 1º semestre de 2015.

O artigo “Precarização do trabalho: travestis, profissionais do sexo atuantes no mercado de trabalho informal” foi escrito pelas alunas Amanda Carolina Oliveira Silva, Daniela Francisca Cotta, Raynara Alves Pereira, Tatiane Inácio de Campos e orientado pelo professor do curso de Serviço Social e coordenador do Núcleo de Assistência Social (NAS), Juliano Aparecido Almeida. As alunas embarcam para Franca para participar do Seminário e apresentar o trabalho aprovado.

De acordo com as alunas, o artigo aborda a questão do trabalho informal na atuação de travestis como profissionais do sexo. Elas são constantemente vítimas de violência no trabalho, são agredidas, não recebem e são obrigadas a manter relação sexual sem o uso de preservativos. Além disso, não conseguem estudar ou mesmo conquistar outras oportunidades de trabalho.

O trabalho foi elaborado a partir de entrevistas com travestis da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As alunas contam que algumas das entrevistadas relataram que chegam a fazer até 27 programas por dia e no final do mês têm rendimento de apenas um salário mínimo. De acordo com as alunas, a feitura do trabalho refletiu na retirada de preconceitos e para despir de prejulgamentos. Impulsionou  uma mudança de conceito ao ter contato com diferentes trajetórias de vida.

As alunas destacam, ainda, que o trabalho também contou a com a colaboração do professor José Carlos do curso de Serviço Social da FNH, que contribuiu cedendo materiais, artigos, livros e dicas de autores.

O IX Seminário de Saúde do Trabalhador tem como tema principal a “Terceirização, Precarização e Agravos à Saúde dos Trabalhadores” e será realizado juntamente com o VIII Seminário “O Trabalho em Debate”. A proposta desta edição do evento tem como objetivo debater a proposta de terceirização atualmente em tramitação no Congresso Nacional e os impactos que ela pode ter na saúde do trabalhador.

Saiba mais sobre o IX Seminário de Saúde do Trabalhador no site oficial do evento.

2015-09-08T16:29:08-03:0008.09.2015|Serviço Social|
×