Landial Moreira Júnior, aluno do 6º período do curso de Direito da Faculdade Novos Horizontes, participou, nos dias 26 e 28 de novembro, do VII Congreso Iberoamericano de Cooperación Judicial realizado em Buenos Aires, Argentina. Em sua primeira participação em um congresso internacional, apresentou o artigo “Vantagens e insuficiências da informatização do processo no paradigma do Estado Democrático de Direito”, elaborado juntamente com o Dr. Antônio Gomes de Vasconcelos, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e juiz titular da 12º Vara do Trabalho de Belo Horizonte.
O artigo apresentado é fruto da participação de Landial no grupo de pesquisas PRUNART (Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça) da UFMG. A oportunidade de se tornar um pesquisador deste núcleo, surgiu de um convite do professor Dr. Antônio Gomes Vasconcelos, que reconheceu o interesse e a dedicação do aluno, no estágio que exerce no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT). A Faculdade Novos Horizontes possui um convênio de estágios com o TRT que além de possibilitar que os alunos se insiram desde cedo no mercado de trabalho, também abre portas para muitas outras oportunidades, como mostra a conquista de Landial.
“É muito enriquecedor participar de um evento desse porte, porque você conhece profissionais das mais variadas áreas do direito, estabelece muitos contatos profissionais importantes, além de agregar grande valor à formação acadêmica. Um congresso como esse permite a ampliação do conhecimento por meio do contato com diversas visões, pois trata-se de um evento que conta com a presença de inúmeros magistrados e pesquisadores, vindos de 17 países diferentes”, explica o aluno Landial Moreira Júnior.
VII Congreso Iberoamericano de Cooperación tem objetivo de promover o desenvolvimento da integração jurídica e judicial da América Latina. O Congresso tem o apoio do Poder Judiciário, das instituições judiciais ligadas a vários países e de universidades latino-americanas, especialmente o Conselho de Justiça da Argentina, a Suprema Corte do Peru, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ do Brasil, a Universidade de Buenos Aires e do Procurador do Ministério Público da Cidade Autônoma de Buenos Aires, entre outros.