O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Faculdade Novos Horizontes realizou nos dias 15 e 16 de junho, nas unidades Santo Agostinho e Barreiro, a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no 1º semestre de 2016, referentes aos atendimentos realizados gratuitamente à população, entre eles o auxílio a instituições sem fins lucrativos de luta por moradia e orientações na elaboração da declaração de imposto de renda.
A apresentação foi dividida em grupos temáticos que foram avaliados por uma banca composta por especialistas da área de contabilidade. Na Unidade Santo Agostinho, participaram da banca o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes professor Walter Coelho de Morais, o delegado da Receita Federal do Brasil Dr. Mário José Dehon Santiago do Brasil e a Diretora-Regional do centro regional da ESAF (Escola de Administração Fazendária) Dra. Anna Carla Crispim. Na Unidade Barreiro a banca foi composta pela diretora de ensino e pesquisa do Instituto Novos Horizontes Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, pelo Gestor de Projetor da ESAF Dr. Carlos Eduardo Bernardi da Cruz e pelo contador e professor licenciado da FNH Márcio de Souza e Silva.
Os temas apresentados pelos alunos foram selecionados a partir dos eixos de atendimentos propostos para o 1º semestre de 2016, são eles: Imposto de Renda Pessoa Física, Microempreendedor Individual (MEI), Cidadania Fiscal, CNPJ, e atendimento contábil. A partir dos atendimentos realizados, os estudantes elaboraram um trabalho escrito, confrontando o conhecimento adquirido na prática com a base teórica assistido nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis.
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) foi implantando pela Faculdade Novos Horizontes em 2014 e surgiu a partir da assinatura de um de Termo de Cooperação Técnica com a Receita Federal do Brasil e foi o primeiro serviço do tipo instalado em uma instituição de ensino superior na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo do NAF é promover a inclusão e a valorização do conhecimento contábil, além do apoio e atendimento de contribuintes de baixa renda.
“O NAF tem dois objetivos principais: o primeiro deles é dar suporte contábil e fiscal às pessoas de baixa renda (menos de 3 salários mínimos por mês) ou ao público interno das instituições de ensino superior. O segundo deles é agir como centro de aprendizagem dos alunos através de discussões, criação de palestras, grupos de estudo e treinamentos”, explica a coordenadora do NAF, professora Adelaide Maria Adelaide da Cruz.
Os atendimentos do NAF são realizados as quartas-feiras na Unidade Santo Agostinho I e as quintas-feiras na Unidade Barreiro, de 19h às 21h. Entre os serviços oferecidos gratuitamente está a regularização do CPF e CNPJ, a elaboração da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica, Registro de MEI (Microempreendedor Individual), e a abertura e baixa de empresas. O usuário que quiser receber atendimento deve fazer agendamento prévio por telefone.