Alunos do Direito participam do projeto ‘’Conhecendo o Judiciário do TJMG’’

|Alunos do Direito participam do projeto ‘’Conhecendo o Judiciário do TJMG’’

Alunos do Direito participam do projeto ‘’Conhecendo o Judiciário do TJMG’’

No dia 19 de abril de 2022, os estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Unihorizontes, sob a coordenação da Professora Gabriela Dourado, foram ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, localizado na rua Ouro Preto, 1564, no bairro Santo Agostinho, e participaram do projeto ‘’Conhecendo o Judiciário’’. O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma experiência prática em relação aos conceitos estudados em sala de aula, e tais atividades mostram-se muito importantes para a formação dos estudantes. De acordo com Nayara Lemos, aluna do curso de Direito: 

‘’Eu costumo dizer que a vida Acadêmica só é vivida de fato, quando você toma a iniciativa de ultrapassar as possibilidades de explorar o conhecimento, construindo ela para fora das portas da faculdade. Então, eventos nos completam como acadêmicos, abrem um mundo de possibilidades e facilitam ainda mais o  acesso a locais culturais, que se fossem organizados por grupos isolados, seria muito mais difícil. Isso sem contar que estreita o laço entre os alunos e os professores!’’

O evento contou com a apresentação de vídeos institucionais e palestra sobre a estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, ministrada pela Dra. Barbara Isadora dos Santos Sebe Nardy, juíza da Vara de Execuções Penais de Igarapé – MG. Nayara Lemos expôs que a visita ao TJMG foi uma experiência memorável: ‘’Tive a honra de presenciar a palestra de uma ilustríssima Magistrada que nos ensinou muito sobre a prática da organização do Poder Judiciário, de maneira lúdica e muito técnica.’’ 

Além da visita ao TJMG, os alunos, acompanhados pelas Professoras Gabriela Dourado e Camila Hatajima, visitaram também o Museu da Memória do Judiciário Mineiro, onde eles percorreram as salas do Palácio da Justiça, localizado na Avenida Afonso Pena, 1420, no Centro de Belo Horizonte. 

‘’Tivemos acesso às salas do Palácio da Justiça Mineira e aprendemos muito sobre a história e o comportamento jurídico do nosso Estado, nos antepassados. A parte que mais gostei foi o momento em que conhecemos os locais onde eram realizados os tribunais do Júri, e também o momento em que conhecemos um pouco sobre as Atas de Audiência dos processos que envolviam escravizados. Sinto que aprendi muito sobre a importância da evolução do mundo jurídico, e que eu, assim como meus colegas, somos peça fundamental nesse processo de desenvolvimento. Saí desse evento não só informada, mas também completamente inspirada!’’, finalizou a aluna Nayara Lemos. 

Para saber mais notícias, acompanhe o Unihorizontes nas redes sociais! 

2022-04-27T15:47:19-03:0027.04.2022|Sem categoria|
×