Publicado na última segunda, dia 11/07, o Edital do TRT-MG abre processo seletivo público para o Programa de Residência Jurídica do TRT-MG. São 300 vagas, mais formação de cadastro de reserva, destinadas a bacharéis em Direito que tenham concluído o curso de graduação há, no máximo, cinco anos, ou que estejam cursando especialização, mestrado ou doutorado (mesmo que tenham mais de cinco anos de formados).

Os selecionados para o Programa terão jornada de trabalho de seis horas diárias (30h semanais), com a possibilidade de realizar as atividades de forma remota, a critério do magistrado orientador. O TRT-MG oferece bolsa-auxílio de 4 mil reais, e auxílio-transporte de 12 reais pelos dias efetivamente trabalhados de forma presencial. O residente admitido participará do Programa por até 36 meses, não gerando vínculo de qualquer natureza com a Instituição.

Inscrições e provas

As inscrições poderão ser feitas até às 14h do dia 28 de julho, no site da Fumarc (www.fumarc.com.br), banca organizadora do processo seletivo. O valor da inscrição é de 100 reais. Questionamentos relacionados ao Edital poderão ser feitos diretamente à Fumarc, pelos telefones: (31) 3249-7403 / (31) 3249-7404 / (31) 3249-7455, nos dias úteis, das 9h às 17h.

Serão aplicadas provas objetiva de múltipla escolha e discursiva, no dia 21 de agosto, em turno único. A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, abrangerá os conteúdos programáticos que constam no edital, e conterá 50 questões com 4 alternativas. Já a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, conterá duas questões abertas sobre temas relacionados ao Conteúdo Programático de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho.

Sobre o TRT-MG

O TRT-MG é um dos pioneiros no Poder Judiciário a colocar em prática o Programa de Residência Jurídica, autorizado pela Resolução n. 439, de 7 de janeiro de 2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele constitui-se em uma modalidade de ensino e pesquisa por meio do auxílio prático a magistrados e servidores da Instituição no desempenho de suas atribuições. O seu objetivo é estimular a educação profissional continuada, ampliando os conhecimentos, as competências técnicas e as habilidades dos residentes, e contribuindo com a sua inserção no mercado do trabalho e com o desenvolvimento moral e ético do profissional.

Fonte: Portal TRT-MG