Confira o comunicado do Pró-Reitor de Graduação sobre as aulas remotas

|Confira o comunicado do Pró-Reitor de Graduação sobre as aulas remotas

Confira o comunicado do Pró-Reitor de Graduação sobre as aulas remotas

Na tarde desta terça-feira (24), o Pró-Reitor de Graduação e Extensão do Unihorizontes, Prof. Tueli Rodrigues Tavares enviou um comunicado à comunidade acadêmica com esclarecimentos e instruções relativas às aulas remotas. Confira abaixo:

Apresento-lhes abaixo algumas perguntas e respostas com o objetivo de esclarecer as dúvidas mais recorrentes e fornecer algumas orientações sobre determinadas questões acadêmicas de nossa Instituição neste período de Aulas Remotas.

1) DEVOLUÇÃO / RENOVAÇÃO DE LIVROS: A devolução/renovação de livros deverá ser feita no retorno das atividades presenciais. O aluno terá até 5 dias úteis para fazer a devolução/renovação sem ônus de atraso.

2) AULAS REMOTAS: conforme previsto pelo MEC, Portaria 343/março de 2020, as Instituições de ensino superior poderão substituir as disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação no limite de até 40% da carga horária da disciplina.

Além disso, nesta portaria é previsto a suspensão das atividades presenciais e alteração do calendário de férias desde que cumpridos os dias letivos estabelecidos na legislação.
Portanto, o Unihorizontes adotará o sistema de aulas remotas que serão realizadas na plataforma Moodle do Unihorizontes. Neste formato de aulas o professor postará, semanalmente, o material de sua aula (vídeos, slides, áudios, textos, anotações de aula, dentre outros) com ou sem atividades avaliativas do conteúdo postado e ficará à disposição dos alunos, na plataforma Moodle, 1 hora no dia da sua aula, nos seguintes horários:

Turno da manhã: 09 às 10 horas
Turno da noite: 20 às 21 horas

Importante informar ainda que não haverá a Prova Intermediaria de 25 pontos. Esses pontos serão distribuídos pelo professor conforme sua própria programação, sendo mínimo de 3 máximo de 6 atividades avaliativas que deverão ocorrer neste período de aulas remotas.

REDUCAO DO VALOR DA MENSALIDADE: Conforme explicado no item anterior, não haverá mudança no formato do curso. Nossos cursos presenciais, bacharelado ou tecnológico, continuam sendo presenciais. Os professores devem atuar como professor de disciplina presencial, que por força das circunstâncias estão usando meios de comunicação tecnológicos para desenvolver a disciplina. Os professores receberão como professores presenciais e não na modalidade a distância. Na modalidade a distância, o tutor intermedia a relação do aluno com o professor. No nosso caso esta relação é direta com o professor. Prevalece o contrato assinado para a modalidade de ensino presencial. Portanto, continua prevalecendo os mesmos valores de mensalidade.

ALUNO QUE NAO ESTA CADASTRADO NO MOODLE OU QUE ESTEJA COM DIFICULDADE PARA ACESSAR A PLATAFORMA: Orientamos a todos os alunos que estiverem nesta situação a enviar um e-mail para o Setor de Informática do Unihorizontes (informatica@unihorizontes.br) informando o nome da disciplina e o número de matrícula para que o problema seja sanado.

ORIENTAÇÕES DO PROJETO INTERDISCIPLINAR: Conforme exposto anteriormente, os professores estão trabalhando no sistema de aulas remotas e isso não os impedem de dar as devidas orientações para realização do Projeto Interdisciplinar. Sugerimos que todas as dúvidas sejam enviadas ao e-mail do professor. todos os professores foram orientados a dar a assistência necessária para que o projeto interdisciplinar transcorra da melhor forma possível.

Aproveitamos ainda para informa-los que, excepcionalmente neste semestre não teremos a Semana de Apresentação do Projeto Interdisciplinar devido a situação do coronavírus. Desta forma, os 5 pontos da apresentação serão retirados do Projeto e ele passará valer somente 10 pontos. Esses 5 pontos da apresentação e da semana do Projeto Interdisciplinar serão distribuídos pelo Professor de cada disciplina em atividades no semestre. Um comunicado especial sobre esta nova situação será repassado para vocês.

DURAÇÃO DO SISTEMA DE AULAS REMOTAS: Não sabemos ainda o tempo de duração deste sistema de aulas remotas. Vamos aguardar autorização do MEC para voltar ao sistema de aulas presenciais. Tão logo tenhamos essas informações, elas serão repassadas a todos.

FIES E PROUNI: Os calendários do Fies e Prouni estão suspensos temporariamente. Assim que forem reestabelecidos informaremos a vocês.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA: O trancamento de matrícula pode ser feito conforme prazo definido no calendário do Unihorizontes.

Por fim, gostaríamos de contar com a compreensão de todos, buscando resolver todas as dificuldades para que possamos realizar este semestre da melhor forma possível e torcer para que as coisas voltem ao normal o mais breve possível para retomarmos nossas atividades cotidianas.

Att.

Prof. Tueli Tavares