|Conheça a trajetória do Claudinei, nosso ex-aluno que hoje é presidente da Coopercorreios

• Cooperativismo - Curso Superior

Um curso superior pode mudar a vida de uma pessoa. Em 20 anos de Centro Universitário Unihorizontes, são vários os ex-alunos que conquistaram uma ascensão em suas carreiras profissionais depois de formados. Um exemplo disso é o Claudinei da Conceição Assis de Oliveira, egresso do nosso curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas. Hoje ele é presidente da Sicoob Coopercorreios, uma cooperativa de crédito voltada para os funcionários dos Correios.

O crescimento profissional de Claudinei da Conceição foi fruto de um planejamento de carreira. “Eu sou funcionário dos Correios e nós criamos uma cooperativa na qual eu sempre fui muito atuante. Então, eu me interessei muito por essa área e vislumbrei um futuro nela”, disse. A partir desse vislumbre, Claudinei resolveu buscar uma formação especializada na área. “Eu decidi me preparar para disputar os cargos eletivos da cooperativa e fiquei sabendo do curso do Unihorizontes”.

Claudinei conheceu o curso de Gestão de Cooperativas em 2011, quando ele participou de um treinamento no Sistema Ocemg, instituição parceira do Unihorizontes há muitos anos. Naquela época, o curso era ofertado na modalidade presencial e chegou a ser reconhecido pelo MEC com nota 5, a nota máxima – hoje ele está disponível em EaD e é ofertado em em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus.

Claudinei - Presidente da Coopercorreios

Foto: Claudinei começou como delegado e hoje é presidente da Coopercorreios

O curso do Unihorizontes foi um divisor de águas na carreira profissional de Claudinei. “Para mim foi um curso muito bom, foi um curso que me trouxe grandes oportunidades”, conta ele com entusiasmo. Ele relembra da oportunidade que teve enquanto ainda estudava no Unihorizontes de participar de um treinamento na Espanha juntamente com outros dirigentes de cooperativas. “Participei por incentivo dos professores, foram dez dias de aprendizado complementar”. Ele acrescenta: “o curso de Gestão de Cooperativas me permitiu ter a habilitação para chegar na minha cooperativa e dizer ‘olha eu posso contribuir’”.

Claudinei acredita que fez o caminho inverso, de ir buscar o conhecimento antes. “Eu me preparei muito antes de entrar como membro da diretoria”, disse. E isso deu resultado, já que ele construiu uma trajetória inspiradora dentro da Coopercorreios: foi delegado, conselheiro fiscal, conselheiro de administração, diretor financeiro e desde 2016 ocupa o cargo de presidente, eleito pela maioria dos cooperados. Recentemente, ele também foi eleito membro do conselho fiscal da Sicoob Central Cecremge, outra instituição parceira do Unihorizontes no curso MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito.

Ele atribui sua trajetória de sucesso à decisão que tomou lá atrás, de fazer o curso superior do Unihorizontes. “Sem o curso eu ia ter muito mais dificuldade de conseguir esse espaço, poderia chegar até o conselho, mas depois eu acho que não conseguiria avançar mais”. Ele destaca o fato de que o cooperativismo valoriza muito quem possui conhecimento especializado: “quando você chega habilitado as pessoas tendem olhar de um jeito diferente, já que não é uma pessoa que caiu de paraquedas para ser diretor”.

“Uma coisa que me marcou muito durante o curso foram os princípios do cooperativismo, que nos auxiliam muito na hora de definir os objetivos de uma cooperativa. E também a parte de estratégia, de administração da cooperativa, do conhecimento dos números, de elaboração de orçamentos, de criação de estratégias comerciais”, destaca.

O presidente da Coopercorreios explica que o curso lhe permitiu compreender a “essência do cooperativismo, aquele mais romântico e aquele que é de negócio, que você tem que apresentar resultados”. E Claudinei tem resultados para mostrar. Ele é funcionário dos Correios e se envolveu com o cooperativismo no início dos anos 2000 e desde então ele teve papel fundamental na expansão de sua cooperativa. “Hoje nós somos uma cooperativa de nível nacional, temos cooperados em todos os estados do Brasil. Nossa cooperativa conta com 9 mil cooperados e nosso ativo passou de 12 milhões para 85 milhões.”

De acordo com Claudinei, o cooperativismo gera grandes oportunidades para quem busca formação especializada

A certeza de que obteve uma ótima formação reflete até na hora de Claudinei realizar uma contratação. “Já recrutamos mais de 40 estagiários, estudantes do Unihorizontes, e mais de 70% deles se tornaram profissionais contratados da nossa cooperativa”, conta ele que enxerga um futuro próspero para aqueles que optarem por estudar e seguir uma carreira no cooperativismo. “É uma área que sempre demanda muitos profissionais e tem papel importante nas economias de vários países do mundo”, afirma. Ele enfatiza que muitas cooperativas têm passado por mudanças em seu corpo diretivo, já que os fundadores começam a dar lugar as pessoas mais novas, e que o Banco Central exige cada vez mais a profissionalização das equipes que atuam nas cooperativas de crédito, gerando um ciclo de oportunidades.