Cooperativismo representa 7,2% do PIB mineiro

|Cooperativismo representa 7,2% do PIB mineiro

Cooperativismo representa 7,2% do PIB mineiro

O Cooperativismo é uma doutrina e uma filosofia de vida que oferece grandes vantagens e benefícios. Sua essência surge de princípios universais como o equilíbrio, a solidariedade e a justiça. Desenvolve-se por meio da associação colaborativa de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, para assim conquistarem o progresso e a prosperidade de forma igualitária e harmoniosa, em atividades econômicas nos mais diversos ramos de atuação.

Uma cooperativa funciona como uma entidade autônoma, independente e democrática. Elas dividem-se em três tipos básicos: as de produção, as de consumo e as de crédito. O Brasil possui hoje cerca de 6.560 cooperativas espalhadas por todos os estados. Minas Gerais está em terceiro lugar, respondendo por 11,6% desse total. Esse número traduz-se em 760 cooperativas e mais de 1 milhão e 200 mil associados*.
As 50 maiores cooperativas do Estado, juntas, contratam hoje mais de 22 mil funcionários. É uma atividade de vital importância para a economia mineira, representando 7,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Em valores a contribuição das cooperativas para o PIB é de 27,2 bilhões*.
Como toda forma organizada de gestão, uma cooperativa tem por trás uma estrutura sólida e bem dividida. Neste contexto, a qualificação profissional abre as portas para os que desejam atuar em um ramo que apresenta constante crescimento e garante lugar de destaque no mercado de trabalho.
Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas FNH 
A Faculdade Novos Horizontes é hoje uma das principais parceiras dos cooperativistas. É uma das poucas Instituições de Ensino Superior que oferece o curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas em Minas Gerais, possibilitando a formação de novos profissionais do ramo e a qualificação dos que já atuam.
O curso existe há cerca 7 anos e foi avaliado com a nota 5 pelo MEC, a pontuação máxima do IGC (Índice Geral de Cursos). O curso está estruturado com o que há de mais atual na atividade cooperativista. Este curso se destina a estudantes recém-formados no ensino médio com interesse pela área de cooperativas, profissionais de associações e cooperativas, de sindicatos e profissionais com curso superior em qualquer área com interesse em formação complementar para atuar na área de cooperativismo.
O Curso de Gestão de Cooperativas é uma oportunidade de se conquistar uma formação superior em apenas 2 anos. As inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2013 já estão abertas. Neste semestre, para facilitar a qualificação profissional daqueles que já atuam no ramo de cooperativas, o curso será oferecido em dias e horários diferenciados: às quartas, quintas e sextas-feiras na parte da noite e aos sábados na parte da manhã.
Dia 03 de julho é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. Faculdade Novos Horizontes parabeniza a todas as cooperativas e cooperativistas de Minas Gerais e do país. Reforça também o seu compromisso de continuar ofertando formação superior na área de cooperativas, com a qualidade e excelência já reconhecidas, visando sempre o fortalecimento do cooperativismo.
*Fonte: Anuário do Cooperativismo Mineiro
2013-07-03T11:38:16-03:0003.07.2013|Gestão de Cooperativas|
×