No dia 31 de maio de 2022, a Profa. Dra. Caissa Veloso e Sousa, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Coordenadora do Mestrado em Administração do Centro Universitário Unihorizontes, apresentou dois artigos no IX Encontro de Administração Pública do EnAPG, que é o Congresso de Políticas Públicas da ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. O evento ocorreu entre os dias 30 de maio e 01 de junho.
O primeiro artigo, intitulado ‘’Ações governamentais na prevenção de HPV: uma análise na percepção de pais e responsáveis por crianças e adolescentes’’, foi fruto da dissertação de Rúbia Dias da Silva Amaral, Mestre formada pelo Unihorizontes. Já o segundo artigo, ‘’Governo e campanhas de marketing social no combate e prevenção à violência doméstica contra a mulher’’, também foi fruto de uma dissertação, dessa vez de Rodrigo Genovês Varanda, que também é Mestre formado pela Instituição. Ambos foram orientados pela Profa. Dra. Caissa Veloso e Sousa.
Confira, abaixo, o resumo dos dois artigos apresentados:
‘’Ações governamentais na prevenção de HPV: uma análise na percepção de pais e responsáveis por crianças e adolescentes’’
O câncer é uma das maiores causas de óbito no país, considerando-se entre esses o Papilomavírus Humano – HPV, cuja vacina é ofertada nas unidades básicas de saúde e escolas, de forma articulada com as unidades de saúde regionais. Destaca-se a importância da divulgação de sua existência e a conscientização dos pais acerca da relevância da imunização. A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar como as ações de marketing social, em prol da vacinação contra o HPV, são percebidas por pais e adolescentes residentes na região do Campo das Vertentes – MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 22 pais e uma avó de crianças e adolescentes. Evidenciou-se a pouca percepção e conhecimento sobre as campanhas de vacinação contra HPV, juntamente com informações incompletas ou insuficientes para o entendimento correto sobre as formas de prevenção. Percebeu-se também preconceito e desinformação acerca da vacinação.
‘’Governo e campanhas de marketing social no combate e prevenção à violência doméstica contra a mulher’’
A ocorrência da violência doméstica e familiar contra as mulheres é recorrente e não é uma realidade apenas no Brasil, motivando crimes hediondos e graves violações de direitos humanos. Diante de um problema multissetorial de natureza pública, o governo utiliza instrumentos para a educação da população. Esses instrumentos, que frequentemente compreendem campanhas, são chamados de marketing social. O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar quais os principais fatores devem ser considerados em campanhas em prol da redução da violência doméstica contra as mulheres, segundo a percepção de indivíduos que vivem ou já viveram um relacionamento estável por período igual ou superior a seis meses. Na pesquisa, de abordagem quantitativa, foram coletados 138 questionários. Foram mantidos os seguintes fatores como relevantes a se considerar nas campanhas: ‘’ações punitivas e educativas – redução’’; ‘’ações punitivas e educativas – informação’’; ‘’campanhas governamentais’’; ‘’crenças de controle’’; ‘’crenças normativas’’; ‘’denúncias’’; ‘’estigma’’; e ‘’mito’’.