O Projeto Interdisciplinar é um dos pilares que compõem a qualidade da proposta pedagógica diferenciada da Faculdade Novos Horizontes. Ele estimulada o aluno à prática da pesquisa e permite que ele vivencie situações que irá enfrentar no dia a dia do mercado de trabalho. Promove a interação das disciplinas frequentadas no decorrer de todo o curso e possibilita que ele cresça como acadêmico e profissional, desenvolvendo suas qualidades profissionais, humanas e culturais.
Nesta perspectiva, o aluno Marcelo Rosa de Lima, do 5º período de Administração, desenvolveu neste semestre, junto com os seus colegas de grupo, um trabalho que consegue aliar o conteúdo das disciplinas de Administração, a cultura e sua paixão pelo teatro. Marcelo é ator há mais de 30 anos e propôs ao grupo desenvolver um projeto que analisa o cinema nacional, levando em consideração os incentivos estatais para a realização de obras cinematográficas, a arte de rua e a arte no contexto digital. “O trabalho acrescentou muito para a minha vida profissional e acadêmica. Sou ator há 30 anos e quero trazer para a minha carreira a questão de saber administrar. Minha intenção é abrir uma escola de teatro”, diz.
Entre as capacidades que o Projeto Interdisciplinar desenvolve está a de trabalhar em equipe como mostra o relacionamento de Marcelo com os seus colegas de grupo. “Quando eu coloco a ideia ou a proposta de trabalhar ou fazer alguma coisa diferente, o meu grupo sempre aceita, tenho incentivo deles e isso me estimula e agrega tanto para mim quanto para eles, eles me colocam como motivação e eu trago um elemento novo para eles”, explica.
Sobre as atividades da XXIV Semana do Projeto Interdisciplinar, da XI Semana de Extensão e da X Semana de Iniciação Científica, Marcelo conta que foram enriquecedoras e que pode aprender mais sobre a área de contabilidade de um jeito diferente. “Assisti uma palestra sobre contabilidade que mostra aquilo quero estudar numa futura pós-graduação. Ela mostrou empresas que utilizam, dentro de seu balanço patrimonial, estratégias de marketing cultural que agregam valor à marca”, disse. “Não adianta a empresa apresentar apenas o balanço financeiro e econômico da empresa, é preciso fazer mais do que isso: envolver toda a sociedade por meio de um balanço social”, enfatizou.
O trabalho do grupo de Marcelo rendeu um mural com gravuras que mostrava o desenvolvimento do cinema nacional e diferentes manifestações artísticas. Para conferir as fotos das atividades ocorrem entre os dias 26 e 28 nas três unidades da Novos Horizontes, a acesse a página oficial da Instituição no Facebook.