A Faculdade Novos Horizontes é atualmente uma das principais parceiras dos cooperativistas e fomentadora do cooperativismo, sendo a única instituição de ensino superior dentro da região metropolitana de Belo Horizonte que oferta um curso específico para este ramo de atividade, trata-se da Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas, um curso que permite a qualificação dos que já atuam no ramo e a formação de novos profissionais. O curso chegou a obter nota máxima no Índice de Avaliação de Cursos (IGC) do MEC e é uma excelente oportunidade para se conquistar uma formação superior em apenas 2 anos.
Para o profissional que já atua em uma cooperativa, a graduação tecnológica da Novos Horizontes pode servir como trampolim para uma promoção na carreira, conforme observa a aluna do 1º período, Margarete Almeida Fortes, funcionária de uma cooperativa de crédito.“Em termos de promoção vertical é preciso ter uma formação superior e, sendo um curso específico da área de cooperativas, é mais valorizada”, explica.
Ela conta que já é possível medir o crescimento que o curso está trazendo. “Já estou conseguindo colocar em prática o que tenho visto em sala de aula. Exerço a função de recuperação de crédito, trabalho diretamente com o associado e isso tem me ajudado a mudar a visão que ele possui em relação ao cooperativismo”, diz.
Além de este ser o único curso superior de gestão de cooperativas da região metropolitana de Belo Horizonte, Margarete explica que o motivo de iniciar a graduação na Novos Horizontes se deve ao fato de ser uma instituição conceituada e recomendada. “Escolhi a FNH a partir de uma indicação que tive de pessoas que já estudaram aqui”, conta. Ela não se arrepende da escolha, “estou gostando muito da estrutura, o atendimento é muito bom, a didática também, os professores e a coordenação são bastante acessíveis”, reforça.
O curso da Faculdade Novos Horizontes está estruturado com o que há de mais atual e moderno na atividade cooperativista. Conta com professores mestres e doutores na área de administração e gestão com vasta experiência em cooperativas dos mais variados seguimentos. De acordo com o coordenador do curso, o Prof. Arimar Colen Contijo, “a Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas forma profissionais capazes de gerenciar e solucionar os problemas e questões cooperativistas. Isso é possível graças a um corpo docente que conhece o dia a dia de uma cooperativa e que, somando com a bagagem teórica, consegue transmitir o conhecimento para o aluno com maior profundidade”.
O professor aponta, ainda, que o cooperativismo é uma importante força econômica e consequentemente um ramo com grande potencial de geração de empregos. “São mais de 7.300 cooperativas de diversos ramos, com mais de 5.760 milhões de cooperados, gerando de forma direta, cerca de 182 mil empregos. As cooperativas são responsáveis por um volume de transações econômicas equivalente a 6% do PIB (Produto Interno Bruto)”, explica. Minas Gerais se destaca, “nosso Estado conta com o maior número de cooperativas de crédito que atendem micro e pequenas empresas”, reforça.