O curso de Serviço Social da Faculdade Novos Horizontes promove nos dias 10, 16, 17 e 18 um evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra celebrado no dia 20 de novembro. O evento contará com palestra, oficinas, workshops e a exibição de curtas voltados às temáticas de empoderamento da população negra e sua história de luta e resistência. As atividades acontecem na Unidade Santo Agostinho I, Rua Alvarenga Peixoto, 1270, bairro Santo Agostinho, no turno da noite. Confira a programação:
Dia 10/11
Horário: 19h às 20h30
Palestra: O empoderamento negro através da estética e o uso da internet como ferramenta de ativismo.
Palestrante: Kelly Souza – Administradora, pós-graduada em marketing, Blogueira do Beleza Black Power, integrante do Clube de Blogueiras Negras de Belo Horizonte (CB Negras BH).
Horário: 21h às 22h30
Workshop: Maquiagem Para Pele Negra
Maquiadoras: Sheila Mathias, blogueira do Negras do Brasil e Thaís Angélica Martins, blogueira do Molas ao Vento. Ambas são integrantes do CB Negras BH.
Oficina de Turbantes
Oficineiras: Tayná Ferreira, Ingrid Ferreira, Izabelle Ferreira
Local: Auditório da Unidade Santo Agostinho I
Mostras de curtas: Especial da Consciência Negra
Local: Auditório
Dias: 16,17 e 18/11 – No intervalo
Programação:
16/11
20h30 – História da Resistência Negra no Brasil, de José Carlos Asbeg (BRA, 2013) | Exibição digital | 20′
O documentário “História da Resistência Negra no Brasil”, realizado pelo CEAP – Centro de Articulação de Populações Marginalizadas faz a retrospectiva das ações de resistência das populações negras no Brasil, dos primórdios escravocratas até aos dias atuais. Sobre o tema da resistência, das insurreições e “da exteriorização dos movimentos negros rebeldes contra a escravização” e a exclusão social que ainda perdura de forma subreptícia, e muitas vezes mais que isso, até aos dias atuais no Brasil.
17/11
20h30 – O Papel e o Mar, de Luiz Antônio Pilar (BRA, 2010) | Exibição digital | 13’10
O filme narra o encontro imaginário entre João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e a catadora de papel e escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo, em pleno centro do Rio de Janeiro. É uma dupla homenagem ao trabalho de Zózimo Bulbul e da escritora Carolina Maria de Jesus.
18/11
20h30 – Carolina, Jefeferson De, (BRA, 2003) | Exibição digital | 14’37
Carolina Maria de Jesus, escritora mineira. Seu diário da favela é um sucesso em 1960 quando foi publicado em forma de livro . O filme se passa em um quarto onde Carolina (Zezé Motta) vive com a filha Vera Eunice, de onde relata sua realidade miserável, cercada de desespero e preconceito. Apesar de todo o seu reconhecimento, a autora morreu esquecida e pobre.
21h – Oficina de Turbantes
Oficineiras: Tayná Ferreira, Ingrid Ferreira, Izabelle Ferreira