Curso de Serviço Social da FNH promove evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

|Curso de Serviço Social da FNH promove evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Curso de Serviço Social da FNH promove evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

O curso de Serviço Social  da Faculdade Novos Horizontes promove nos dias 10, 16, 17 e 18 um evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra celebrado no dia 20 de novembro. O evento contará com palestra, oficinas, workshops e a exibição de curtas voltados às temáticas de empoderamento da população negra e sua história de luta e resistência. As atividades acontecem na Unidade Santo Agostinho I, Rua Alvarenga Peixoto, 1270, bairro Santo Agostinho, no turno da noite. Confira a programação:

Dia 10/11

Horário: 19h às 20h30

Palestra: O empoderamento negro através da estética e o uso da internet como ferramenta de ativismo.

Palestrante: Kelly Souza – Administradora, pós-graduada em marketing, Blogueira do Beleza Black Power,  integrante do Clube de Blogueiras Negras de Belo Horizonte (CB Negras BH).

Horário: 21h às 22h30

Workshop: Maquiagem Para Pele Negra

Maquiadoras: Sheila Mathias, blogueira do Negras do Brasil e Thaís Angélica Martins, blogueira do Molas ao Vento. Ambas são integrantes do CB Negras BH.

Oficina de Turbantes

Oficineiras: Tayná Ferreira, Ingrid Ferreira, Izabelle Ferreira

Local: Auditório da Unidade Santo Agostinho I

Mostras de curtas: Especial da Consciência Negra

Local: Auditório

Dias: 16,17 e 18/11 – No intervalo

Programação:

16/11

20h30 – História da Resistência Negra no Brasil, de José Carlos Asbeg (BRA, 2013) | Exibição digital | 20′

O documentário “História da Resistência Negra no Brasil”, realizado pelo CEAP – Centro de Articulação de Populações Marginalizadas faz a retrospectiva das ações de resistência das populações negras no Brasil, dos primórdios escravocratas até aos dias atuais. Sobre o tema da resistência, das insurreições e “da exteriorização dos movimentos negros rebeldes contra a escravização” e a exclusão social que ainda perdura de forma subreptícia, e muitas vezes mais que isso, até aos dias atuais no Brasil.

17/11

20h30 – O Papel e o Mar, de Luiz Antônio Pilar (BRA, 2010)  | Exibição digital | 13’10

O filme narra o encontro imaginário entre João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e a catadora de papel e escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo, em pleno centro do Rio de Janeiro. É uma dupla homenagem ao trabalho de Zózimo Bulbul e da escritora Carolina Maria de Jesus.

18/11

20h30 – Carolina, Jefeferson De, (BRA, 2003) | Exibição digital | 14’37

Carolina Maria de Jesus, escritora mineira. Seu diário da favela é um sucesso em 1960 quando foi publicado em forma de livro . O filme se passa em um quarto onde Carolina (Zezé Motta) vive com a filha Vera Eunice, de onde relata sua realidade miserável, cercada de desespero e preconceito. Apesar de todo o seu reconhecimento, a autora morreu esquecida e pobre.

21h – Oficina de Turbantes

Oficineiras: Tayná Ferreira, Ingrid Ferreira, Izabelle Ferreira

2016-11-08T21:16:01-02:0008.11.2016|Serviço Social|
×