Colação de Grau: primeira turma de Serviço Social se forma

|Colação de Grau: primeira turma de Serviço Social se forma

Colação de Grau: primeira turma de Serviço Social se forma

No último dia 27 de janeiro ocorreu, no Minascentro, a Colação de Grau Unificada da Faculdade Novos Horizontes para os formandos do segundo semestre de 2014 dos cursos de Graduação Bacharelado e Graduação Tecnológica. A solenidade deste semestre marcou a formatura da primeira turma de Serviço Social da Instituição, curso oferecido desde 2011.

A graduação de Serviço Social é uma das 10 mais procuradas em todo o país de acordo com o Censo da Educação Superior 2013, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em setembro de 2014. Recentemente figurou, também, entre as 10 mais procuradas no ProUni (Programa Universidade para Todos) e entre as 15 mais procuradas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2015. É, portanto, um curso que tem uma demanda muito grande, e foi pensando em atendê-la que a Novos Horizontes lançou o seu curso de Serviço Social. Atualmente ele é ofertado nos turnos da manhã e da noite.

Foram muitas as realizações do curso nestes 4 primeiros anos, entre elas, a implantação do Núcleo de Assistência Social (NAS) que oferece atendimento gratuito às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de servir de campo para o aluno vivenciar a prática profissional. O curso também é responsável pelo desenvolvimento de diversas ações de responsabilidade social, entre elas, o Trote Solidário e a Novos Horizontes Solidária. “O curso vem crescendo significativamente desde a sua criação, sempre com propostas inovadoras e buscando atender à realidade social contemporânea”, avalia a Prof.ª Suênya Thatiana Souza de Almeida, coordenadora de Serviço Social.

Ela salienta que o curso evoluiu de acordo com as mudanças sociais vivenciadas pelo país. “Realizamos alterações para enriquecer a estrutura curricular e adequá-la a demanda que emerge da sociedade cada vez mais latente. Assim, o profissional formado pela FNH pode contribuir de forma mais efetiva para minimizar as mazelas sociais, com justiça e assegurando os direitos dos cidadãos”, avalia.

A qualidade de ensino do curso de Serviço Social da FNH tem o reconhecimento inclusive do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/MG) que deu destaque em seu site oficial a um artigo produzido pelas alunas da turma que está se formando agora, fruto do Projeto Interdisciplinar do segundo semestre de 2014 que tratava do combate à violência contra a mulher. Alunos de Serviço Social da Instituição também foram aprovados em processos seletivos para vagas de estágios remunerados em três grandes instituições: Ministério Público, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Odebrecht Properties. Eles passaram por um rigoroso processo de seleção que incluiu análise de currículo, prova escrita, redação, entrevista e avaliação psicológica e disputaram as vagas com diversos alunos de outras instituições de ensino superior de Belo Horizonte que também possuem cursos de Serviço Social.

Os assistentes sociais que a Faculdade Novos Horizontes entrega à sociedade estão aptos a vencer diferentes tipos de desafios relacionados à realidade social. “São muitos os desafios que nos deparamos no mercado de trabalho, principalmente nos dias de hoje, em que há uma busca constante por profissionais cada vez mais qualificados e capacitados. Assim, preparamos os nossos alunos para atenderem a essa realidade, incentivando-os a formação continuada. Saber relacionar a teoria e prática também é muito importante para atuação do assistente social, uma vez que lidamos com a dinâmica social e pessoal do indivíduo”, explica.

A aluna Cilene Telis está entre os primeiros assistentes sociais formados pela Faculdade Novos Horizontes e conta que tem orgulho de fazer parte da primeira turma. “Ter concluindo a graduação em Serviço Social é para mim uma grande conquista, ainda mais tendo feito o curso em uma instituição que é comprometida com seus alunos”. Sobre a profissão escolhida, ela afirma que enxerga um crescimento na procura por assistentes sociais. “Sei que o Serviço Social é uma profissão em ascensão e vem conquistando grande espaço no mercado de trabalho, o que faz com que o assistente social seja cada vez mais requisitado para atuar tanto no setor público como no privado”.

Ela afirma que foram 4 anos que propiciaram uma grande fonte de conhecimento, crescimento emocional, pessoal e intelectual, e que mudaram a sua visão em relação ao papel de um assistente social. “No decorrer do curso percebi que o assistente social é um profissional que possui todo um referencial teórico-metodológico que lhe possibilita investigar e intervir na realidade social das demandas a ele encaminhadas”, conta.

Cilene destaca que se sente preparada para os desafios impostos pela profissão de assistente social. “Durante o curso tivemos a oportunidade de conhecer os diversos desafios e limites que se apresentam nas mais variadas expressões da questão social, com os problemas gerados por nossa sociedade capitalista e o antagonismo existente entre a relação do capital versus trabalho”. Salienta, ainda, os diferenciais do curso da Novos Horizontes, “me propiciou ter uma visão crítica dos fatos, de ser mais humana diante das pessoas e situações. A FNH é uma instituição que possui um diferencial em excelência no que tange a educação superior. O curso conta com uma grade curricular estruturada que garante aos graduandos uma formação de qualidade”.

 

 

2015-02-04T15:49:01-02:0004.02.2015|Serviço Social|
×