Debate sobre ética e contexto socio-político marcou a palestra de início de semestre

|Debate sobre ética e contexto socio-político marcou a palestra de início de semestre

Debate sobre ética e contexto socio-político marcou a palestra de início de semestre

“Sejam bem-vindos a mais um semestre letivo professores, alunos calouros e veteranos. Que ele seja bastante produtivo, com muitas horas de estudo, dedicação e que possamos produzir bons frutos”. Foi com esta fala que o Prof. Tueli Rodrigues Tavares, Diretor Geral da Faculdade Novos Horizontes, deu o ponta pé inicial da Palestra de Abertura do segundo semestre de 2014.

O tradicional evento em que diretoria e coordenadores de cursos da Faculdade Novos Horizontes fazem a abertura oficial do semestre letivo aconteceu, como de costume, no Teatro do Colégio Monte Calvário e com uma inovação: a palestra foi transformada em um estimulante debate entre os professores Roberto Righi e Alexandre Quintino que falaram sobre o tema “Diálogos Contemporâneos: a ética e o futuro do país”. Aconteceu, ainda, a premiação dos Melhores Projetos Interdisciplinares e o Momento Cultural com apresentação stand up comedy com Placidina Salomé, personagem interpretada pelo artista Agnaldo Pereira da Silva.

A mesa de honra contou com a participação, além do Prof. Tueli, dos coordenadores de todos os cursos de Graduação Bacharelado e Graduação Tecnológica da FNH e da Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto Novos Horizontes e Diretora de Pós-Graduação da Faculdade Novos Horizontes, Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo que em sua fala lembrou aos presentes que o mundo está em constante mudança. “O mundo mudou, esta é uma realidade. Somos tanto produtores quanto produtos desta mudança. Nesta nova realidade, professores e alunos precisam um do outro, é uma necessidade coletiva, porque cada vez mais ocorrem mudanças no padrão de avaliação e do ensino e da educação”, afirmou.

O Prof. Tueli convocou o alunos e professores a empenharem o melhor de si na elaboração do Projeto Interdisciplinar e se engajarem na construção da qualidade de ensino da Novos Horizontes, “que tenhamos um carinho muito grande nesse projeto, que o façamos de uma forma muito séria, muito responsável, muito envolvente, porque, cada vez mais, ele vai ter um papel relevante, dentro da formação de vocês. E que aqueles que já despertaram para essa consciência sejam agentes motivadores junto aos colegas”, disse.

O Prof. Marco Aurélio Ramos e Prof.ª Maria Helena Michel fizeram a mediação de um debate que buscou interpretar o atual contexto social e político do país, em que um perceptível desejo de mudança se torna cada vez mais evidente com a aproximação das eleições presidenciais, por meio de um resgate de uma perspectiva ética. “A proposta desta palestra é gerar perguntas, problemas, colocar algumas nuances”, disse o Prof. Roberto Righi. “Quando falo de ética eu estou falando do ethos, eu estou falando de abrigo, eu estou falando de algo que me protege e me ajuda atender o mundo que é a razão”, enfatizou. O professor lembrou, também, dos três pilares que fundamentam o agir ético: os valores, o afeto e a ordem.

O Prof. Alexandre Quintino buscou em Aristóteles a definição de política. “O homem é um animal social e, nessa busca, a sua vida, a sua felicidade são condicionadas pelo ambiente e pelos costumes onde vive”. E completou, “ele tem que viver numa coisa chamada política, a habilidade de relacionamento com o outro, é a habilidade de viver em sociedade, é a habilidade de ter vida pública e é a missão de estabelecer maneiras de bem viver”.

Após apresentação de Placidina Salomé, que arrancou gargalhadas da platéia, ocorreu a entrega das medalhas aos grupos que se destacaram na XXIV Semana do Projeto Interdisciplinar, realizada no primeiro semestre deste ano. As fotos da Palestra de Abertura podem ser conferidas na página oficial da Novos Horizontes no Facebook.

2014-08-21T23:37:59-03:0021.08.2014|Institucional|
×