Entrevista com a coordenadora do curso de Engenharia Civil

|Entrevista com a coordenadora do curso de Engenharia Civil

Entrevista com a coordenadora do curso de Engenharia Civil

Com vários anos de vivência acadêmica e profissional Dr.ª Maria da Glória Braz é a coordenadora do novo curso da Faculdade Novos Horizontes. Ela é graduada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy com Medalha de Prata pelo 2º melhor desempenho no curso. Possui Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Possui experiência em docência e coordenação de cursos. Coordenou os cursos de Engenharia de Minas e Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia Kennedy. Foi também coordenadora do Núcleo de Produção e Pesquisa da Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Minas Gerais – FEAMIG.

 

Como docente atuou e atua nas seguintes instituições: Universidade Fumec, Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Minas Gerais – FEAMIG, Fundação Para o Trabalho de Minas Gerais – UTRAMIG, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

 

Na área profissional, é diretora e responsável técnico da EH2 – Estudos Hidrológicos e Hidráulicos Ltda, onde presta consultoria para várias empresas nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia de Minas, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, Hidrologia, Hidráulica.

 

Como pesquisadora, atua nas áreas de Produção de Sedimentos em Bacias Hidrográficas Urbanas, Fluxo em Meios porosos e Modelagem Matemática Chuva-Vazão. Atualmente, coordena um projeto de pesquisa na FUMEC, sobre comportamento do ressalto hidráulico em deflexões de greide de rua.

 

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil da Faculdade Novos Horizontes e as perspectivas do mercado de trabalho para quem está pensando em entrar na área, na entrevista a Dr.ª Maria da Glória Braz que segue abaixo:

 

Como funcionará o curso de Engenharia Civil da Faculdade Novos Horizontes?

 

A estrutura curricular do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Novos Horizontes foi  elaborada  com base nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia, visando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão dos futuros Engenheiros. A estruturação deste curso prevê aproximadamente 30% (trinta por cento) da carga horária para os conteúdos básicos, 44% (quarenta e quatro por cento) para os conteúdos profissionalizantes e 26% (vinte e seis por cento) para os conteúdos específicos.

 

A Novos Horizontes é uma instituição fundada por professores provenientes da UFMG e é reconhecida por sua qualidade e excelência. Quais fatores diferenciam o curso de Engenharia Civil da FNH com os cursos de outras instituições?

 

Na elaboração do projeto pedagógico do curso levou-se em consideração o maior envolvimento dos alunos com atividades práticas em laboratórios e em situações reais do cotidiano. Nessa perspectiva, estabeleceu-se, como prioridade, a redução do tempo em sala de aula e, consequentemente, o aumento do tempo em atividades de campo, onde o aluno terá mais oportunidades de conviver com atividades relacionadas ao desenvolvimento de protótipos, realização de estágios supervisionados, visitas técnicas, projetos multidisciplinares, trabalhos em equipe, atividades empreendedoras, dentre outras.

 

Como está o mercado de trabalho para os profissionais na região metropolitana de Belo Horizonte e em todo o país? Quais as perspectivas de um profissional formado? Existe mercado amplo e farto para atuar?

 

De acordo com dados de uma pesquisa realizada recentemente pela empresa Jurong Consultants, a RMBH deverá receber grandes investimentos na área da construção civil nos próximos vinte anos. A previsão é de que essa região se transforme em um corredor Multimodal de alta tecnologia,  gerando mais 400 mil empregos para uma população adicional de 1,4 milhão de pessoas.

 

Com relação ao país, pelo fato de ter “adormecido” na década de 1980, hoje existe a necessidade de crescimento acelerado da construção de obras em todos os setores, gerando grande demanda por profissionais qualificados.

 

Enquanto coordenadora e profissional da área, quais as perspectivas e os desafios para o curso no primeiro ano de funcionamento?

 

Nosso curso está bem fundamentado e possui uma grade curricular diferenciada. Portanto, vejo apenas um desafio: colocá-lo entre um dos melhores da região, assim como ocorreu com os outros cursos da Faculdade Novos Horizontes.

 

Quais os benefícios o curso trará para a sociedade?

 

O curso tem o papel de formar profissionais com competências, habilidades e atitudes necessárias para a promoção do desenvolvimento da sociedade nos âmbitos das dimensões técnico-científica (saber conceber e fazer), social (saber conviver), moral (saber ser), política (saber agir) e estratégica (saber pensar e agir prospectivamente).

 

E quanto ao corpo docente, qual o perfil e vivência acadêmico-profissional dos professores do curso?

 

A qualificação acadêmica dos docentes foi verificada por meio da titulação obtida ao longo da sua vida acadêmica. A experiência docente foi comprovada pelo tempo de exercício do magistério no ensino superior; a experiência profissional campo de Engenharia Civil foi atestada pelo tempo do exercício profissional e a adequação da formação às disciplinas a serem lecionadas foi observada por meio da comparação da formação do professor aos conteúdos de cada disciplina.

 

Como está o mercado de trabalho para o aluno que está ingressando no curso, perspectivas de estágios etc.?

 

O mercado de trabalho está respondendo, satisfatoriamente, ao aluno procedente de escolas que possuem grade curricular diferenciada, que é o caso da Novos Horizontes.

 

2014-01-15T20:06:09-02:0015.01.2014|Engenharia Civil|
×