No dia 29 de abril de 2022, o Núcleo de Prática Jurídica (NAJ) do Centro Universitário Unihorizontes participou de um julgamento de crime doloso contra a vida no I Tribunal do Júri da Comarca de Belo Horizonte. O objetivo da ação é preparar os alunos de Direito para a prática da profissão, além de prestar um serviço à comunidade externa.
A equipe do NAJ atuou pela defesa, e foi composta pela coordenadora do curso de Direito, Profa. Gabriela Dourado, pela Dra. Juliana Günther, advogada do NAJ e ex-aluna da instituição, pelos egressos e advogados Dr. Lucas de Almeida Dias e Dr. Daniel Rafa Donegal de Oliveira, e pela estudante do 10º período, Karine de Lima Ferreira. O julgamento foi presidido pela juíza Dra. Fernanda Pereira Bento, já a acusação ficou a cargo do promotor Dr. José Geraldo de Oliveira, representante do Ministério Público.
A preparação para o julgamento mobilizou a nosso Núcleo de Assistência Judiciária, que realizou um grupo de estudos com encontros semanais. Desse grupo, também participaram os acadêmicos Janderson Homem e Thiago Fagundes, do 6º período do Unihorizontes – unidade Barreiro.
A aluna Karine de Lima Ferreira relata que essa foi a sua segunda experiência com o Tribunal do Júri: ‘’É uma experiência enriquecedora para minha formação, pois pude aprender realmente como funciona o Tribunal do Júri. Até mesmo a preparação anterior, ficamos alguns meses estudando o processo, pesquisando qual a melhor tese usar e isso com certeza é um grande aprendizado’’. Karine ainda acrescenta: ‘’Sem falar na professora Gabriela e na Dra. Juliana, que nos ensinam cada detalhe do processo, ensaiam com o grupo, e, no dia, a sensação que dá é que sempre fizemos aquilo, pois estamos muito bem preparados! Aconselho a todos os alunos que participem, pois é uma experiência pra vida!!’’.
O advogado e ex-aluno Dr. Lucas de Almeida Dias também relatou experiências enriquecedoras no NAJ. Foi o 3° júri do qual ele participou, sendo este último o 1° como ex-aluno do Unihorizontes: ‘’O Tribunal do Júri é um marco e um desafio na vida de qualquer advogado, pela dedicação, empenho e profissionalismo que exigem. Muitos advogados já formados evitam trabalhar no Júri pela dinâmica, complexidade e dedicação exigidos, então, eu, como aluno e recém formado, não consigo esconder minha satisfação e orgulho ao concluir meu 3° Tribunal do Júri e poder dizer “eu consigo, eu me sinto preparado para os desafios da advocacia.”
Segundo o Dr. Lucas, para obter tal sensação de capacidade profissional, ele pôde contar com o apoio da Profa. Gabriela Dourado e da Dra. Juliana Gunther, que compartilharam com ele as suas experiências profissionais. Lucas conta um pouco da sua vivência: ‘’Em todos os Júris que participei, as professoras montaram um grupo de estudos para o caso em que iríamos atuar, em que tínhamos acesso aos autos, dividíamos responsabilidades, conhecimentos, estudávamos a teoria e a dinâmica da prática, para que no dia do Júri pudéssemos nos vestir de verdadeiros advogados, apresentando um comportamento profissional, em um caso real’’.
Ele acrescenta: ‘’Em razão do grupo de estudo, nos mantínhamos em contato todos os dias, 24hrs pelo Whatsapp, compartilhando estudos, dúvidas, apoio, nos reunindo nos dias da semana e também em feriados e finais de semana. Tudo previamente agendado. Então, diante desse suporte fornecido pelas professoras e pelo NAJ, a garantia de uma experiência exitosa no Júri era certa’’.
De acordo com o Dr. Lucas, o NAJ foi decisivo para sua carreira: ‘’Falando na qualidade de ex-eterno-aluno, sinto que a projeção dada a minha carreira profissional pelos Júris realizados é incomparável, visto que: o escritório onde trabalho me apoiou e parabenizou. Ganhei valorização profissional perante os clientes. Confiança psicológica. Bagagem profissional. E notoriedade no meio profissional’’.
SOBRE O NAJ
O Núcleo de Assistência Jurídica – NAJ é responsável por prestar assistência jurídica gratuita àqueles com menor poder aquisitivo. Além do objetivo de oferecer um serviço à comunidade, a ação também é importante por conferir prática jurídica ao ensino dos estudantes. Trata-se de um estágio curricular do curso de Direito do Unihorizontes. O trabalho é dividido da seguinte forma: os alunos realizam trabalhos do dia a dia de um advogado, como cuidar dos protocolos, fazer audiências e tirar cópias de documentos no Fórum. Já os professores atendem os clientes, supervisionam e corrigem o trabalho dos alunos. Ainda, o NAJ possui dois advogados contratados, Dra. Juliana Günther, responsável pela parte penal, e Dr. Bruno, responsável pela parte cível; a secretária, chamada Drielle, e a coordenadora, professora Camila Hatajima.
Acompanhe nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece no Unihorizontes!