A ex-aluna do curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Qualidade, Ana Carla Sá Campos, recebeu, em outubro de 2014, o prêmio de Inovação Automotiva da Valeo no Salão do Automóvel de Paris por ter participado do desenvolvimento de um projeto de caixa de câmbio considerado pioneiro e inovador. O concurso recebeu trabalhos de mais de mil equipes de 55 países.
A proposta do concurso era que os participantes da categoria voltada para estudantes, imaginassem um componente para tornar os automóveis mais inteligentes e intuitivos, tendo como meta a sua aplicação no mercado até o ano de 2030. A equipe Team Sadec, representada por Ana Carla e seu colega Alexandre, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), propuseram reinventar a transmissão mecânica acoplando a bomba de injeção ao motor hidráulico.
Na Entrevista a seguir, Ana Carla conta um pouco da sua trajetória acadêmica e profissional e como foi desenvolvimento do trabalho premiado.
Fale um pouco da sua trajetória profissional e acadêmica após a conclusão do curso de Gestão da Qualidade.
Após conclusão do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Qualidade, abri minha empresa de Consultoria franqueada à AGQ Brasil. Fiz um curso de Consultoria Ambiental no ano de 2013, e atualmente estou fazendo Pós-Graduação em Pericia, Auditoria e Análise Ambiental.
Na época, por que escolheu fazer o curso na FNH?
Como já trabalhava na área de consultoria, tinha interesse em aprimorar meus conhecimentos. Desta forma escolhi o curso da FNH devido grade e a indicação do mesmo. Trabalho com Consultoria em Gestão de sistemas ISO 9001, 14001, 18001 e Gestão de processos em gerais.
De que forma a Novos Horizontes contribuiu para a sua carreira profissional?
O curso ofertado possui matérias da área de Administração e Engenharia de Produção, desta forma os conceitos da área de Engenharia auxiliaram e agregaram valor no que tange a produção na Construção Civil e áreas de produções afins em geral.
Como surgiu a oportunidade de participar do concurso promovido pela Valeo?
O Alexandre, líder da equipe, viu o anúncio no Facebook de um amigo, achou interessante a proposta e inscreveu a nossa equipe.
De forma resumida, como funciona o projeto que vocês apresentaram? Quais as contribuições que ele traz para a indústria automobilística e à sociedade?
O projeto trata de um novo modelo de transmissão hidráulica, utilizado para montar transmissões continuamente variáveis (CVT), que é um tipo de câmbio automático. Com esse projeto objetivamos melhorar o desempenho e a eficiência energética dos veículos e, ao mesmo tempo, reduzir o custo de fabricação para tornar a tecnologia de câmbio automático acessível à sociedade. O título do trabalho é CVT Hidrodinâmica Adaptativa.
Quais são as suas expectativas de retorno em termos de crescimento profissional após esta premiação?
Creio que será bom para meu currículo a menção da participação no projeto e conquista do prêmio e, principalmente, por fazer parte da equipe vencedora. Caso oportunidades surjam devido à premiação, as mesmas serão bem-vindas.