Faculdade Novos Horizontes oferece orientações fiscais para movimentos de luta por moradia em Belo Horizonte

|Faculdade Novos Horizontes oferece orientações fiscais para movimentos de luta por moradia em Belo Horizonte

Faculdade Novos Horizontes oferece orientações fiscais para movimentos de luta por moradia em Belo Horizonte

Mais de 40 instituições sem fins lucrativos que lutam por moradia em Belo Horizontes receberam atendimento gratuito do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Faculdade Novos Horizontes nos meses de setembro e outubro deste ano. Os atendimentos foram realizados pelos alunos do 5º e 6º períodos do curso de Ciências Contábeis que tiveram treinamentos oferecidos pela Receita Federal do Brasil e pela Escola de Administração Fazendária (ESAF).

O relatório das atividades foi apresentado pelos alunos na segunda-feira (14) no auditório da Unidade Santo Agostinho I. O evento contou com a participação da diretoria do Instituto Novos Horizontes e Faculdade Novos Horizontes, da diretora da ESAF Ana Carla Crispim, do delegado da Receita Federal do Brasil Dr. Márcio Santiago e das auditoras fiscais Maria do Céu e Nicole Lucie, além de representantes das instituições atendidas.

A oportunidade de atender os movimentos de luta por moradia surgiu a partir do momento em que a Urbel (Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte) lançou um edital de cadastramento de instituições sem fins lucrativos que lutam por moradia. “Diante da dificuldade dessas instituições em reunir toda a documentação necessária para regularizar a situação nos colocamos o NAF a disposição para auxiliá-las”, explica a professora Adelaide Maria da Cruz, coordenadora do Núcleo.

Para a realização dos atendimentos dessas instituições, a diretoria da Faculdade Novos Horizontes autorizou a criação de uma disciplina eletiva específica, conta Adelaide. “Os alunos matriculados nessa disciplina recebem treinamento da Receita Federal do Brasil e ESAF sobre educação fiscal, lei de responsabilidade fiscal, ética e cidadania para que eles pudessem realizar os atendimentos com mais assertividade e qualidade”.

“Nós fizemos a prospecção e o atendimento dessas instituições que necessitavam de auxilio”, explica o aluno do 5º. período, Jean Carlos Rodrigues. “Muitas delas, por exemplo, necessitavam da regularização do CNPJ para participarem do edital da Urbel e não sabiam como proceder”. A aluna Rafaela Xavier Braga do 6º período destaca a proposta foi muito bem recebida por ela e seus colegas. “Foi uma oportunidade para mergulharmos no contexto que íamos trabalhar e obter conhecimento técnico e prático”.

Uma das instituições que receberam atendimento do NAF para a regularização de documentos foi o Núcleo dos Sem Casa São Francisco Xavier. O senhor Carlos Ferreira dos Santos, um dos seus representantes, acredita que o trabalho desenvolvido foi fundamental para a continuidade dos trabalhos da instituição. “Sem esse auxilio não teríamos conseguido regularizar a nossa situação”, ele conta. “Fomos atendidos pela equipe com muita sabedoria e muito conhecimento. Acredito que isso é um exercício de cidadania, pois toda família tem direito a uma moradia digna e temos que estar bem informados do sistema e da burocracia, pois assim fica mais fácil”.

O NAF foi implantando pela Faculdade Novos Horizontes em 2014 e surgiu a partir da assinatura de um de Termo de Cooperação Técnica com a Receita Federal do Brasil e foi o primeiro serviço do tipo instalado em uma instituição de ensino superior na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a professora Adelaide o objetivo do NAF é promover a inclusão e a valorização do conhecimento contábil, além do apoio e atendimento de contribuintes de baixa renda.

O Núcleo é fruto de uma parceria da Faculdade Novos Horizontes com a Receita Federal do Brasil e da ESAF que dão suporte ao trabalho realizado pelo NAF. “Ele é um centro de aprendizagem dos alunos, pois oferece palestras, cursos e treinamentos e permite a vivência prática do conhecimento”, explica a professora. “Ele acrescenta e muito na vida profissional dos alunos”, explica a professora.

Os atendimentos do NAF são realizados as segundas e terças-feiras na Unidade Santo Agostinho I, de 19h às 21h. Entre os serviços oferecidos gratuitamente está a regularização do CPF e CNPJ, a elaboração da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica, Registro de MEI (Microempreendedor Individual), e a abertura e baixa de empresas. O usuário que quiser receber atendimento deve fazer agendamento prévio por telefone.

O NAF atua de forma integrada com outros dois núcleos de práticas profissionais da Faculdade Novos Horizontes: o NAJ (Núcleo de Assistência Jurídica) e o NAS (Núcleo de Assistência Social). Todos os três núcleos oferecem atendimentos gratuitos a população de baixa-renda. A instituição conta, ainda, com um Juizado de Conciliação, fruto de uma parceria com  o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

 

2015-12-15T19:15:05-02:0015.12.2015|Ciências Contábeis|
×