As inscrições do Fies (Financiamento Estudantil) tiveram início nesta terça-feira (25) e vão até a sexta-feira (28). O Centro Universitário Unihorizontes tem 137 vagas disponíveis em 11 cursos, nos turnos da manhã e noite, nas suas 4 unidades. O candidato pode se inscrever mesmo sem estar matriculado na instituição de ensino que pretende estudar. De acordo com as regras atuais, podem se inscrever no Fies os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Essa será uma última oportunidade para aderir ao financiamento com as regras atuais, visto que o MEC já anunciou mudanças para o programa em 2018.
Fies será reformulado em 2018
O Ministério da Educação (MEC) já anunciou as reformulações do Fies que entrarão em vigor em 2018. A partir do próximo ano, o Fies vai oferecer três tipos de contratos de empréstimos com público alvo e juros distintos. No Fies 1 não haverá juros, e no Fies 2, a taxa será de 3%, mais correção monetária e será. A modalidade 3 contará com a participação de bancos privados e ainda não tem taxa de juros definida e será destinada a alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Até então, os únicos agentes financeiros que operavam o programa eram bancos públicos: a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.
A reformulação tem o intuito, conforme informou o ministro da Educação, Mendonça Filho, de tornar o programa mais sustentável e coibir a inadimplência. Dentre as mudanças está previsto o desconto automático na folha de pagamento após o estudante terminar o curso e conseguir o emprego formal. O limite do desconto será de, em média, 10% da renda.
O governo também informou que o Fies 3 terá oferta de vagas regionais e nacional. Com isso, agora sabe-se que o Fies 1 terá foco nacional, o Fies 2 atenderá Norte, Nordeste e Centro Oeste, e o Fies 3 terá foco em algumas regiões, além de reservar algum percentual de vagas nacionais.
Com informações do g1.com.
Mais informações e inscrições acesse.