|MEC divulga cronograma do novo Fies. Inscrições poderão ser feitas de 3 a 6 de agosto

Foi divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) na segunda-feira (27), o edital com o cronograma do Fies para o segundo semestre de 2015. As inscrições para novos contratos poderão ser efetuadas de 3 a 6 de agosto.  A lista com os candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 10, assim como a lista de espera. Os alunos selecionados terão de 13 a 22 de agosto para concluir o processo de inscrição para contração no Sistema Fies pelo endereço: sisfiesportal.mec.gov.br. O período para a renovação de contratos também terá início no dia 3 de agosto, incluindo aqueles alunos que por algum motivo não conseguiram fazer o aditamento dos seus contratos no primeiro semestre de 2015.

Conforme estipulado pela portaria editada no início do mês julho, o novo Fies será um processo de seleção. Para participar o estudante deverá apresentar cumulativamente uma série requisitos, entre eles, não possuir curso superior e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010, obtendo a média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 e nota na redação superior a zero. Aqueles que não tenham concluído o ensino médio antes de 2010 e não tenham participado de alguma das edições do Exame a partir do referido ano, fica dispensado deste requisito.

A renda familiar mensal bruta per capita agora deverá ser de até dois e meio salários mínimos. O estudante somente poderá se inscrever em um único curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015.

O processo seletivo do Fies será feito por meio de uma chamada única que constará os nomes dos candidatos pré-selecionados. Os demais entrarão para uma lista de esperada e serão pré-selecionados na eventualidade de alguma das vagas disponibilizadas não ser preenchida. A classificação do estudante irá pré-selecionado considerar o limite de vagas ofertadas por curso, turno e local de oferta.

É importante salientar que a pré-seleção não garante o financiamento ao candidato, ele deverá cumprir as demais etapas. Para concluir a inscrição para contratação do Fies, o aluno precisa acessar o site do Sistema Fies (sisfiesportal.mec.gov.br) no período de 13 a 22 de agosto. Os alunos da lista de espera que forem pré-selecionados tem 10 dias corridos a partir da data de sua pré-seleção para concluir a sua inscrição.

Para mais informações sobre o novo Fies, acesse: www.unihorizontes.br/fies

2015-07-29T21:44:14-03:0029.07.2015|Fies|