Maurício Tadeu Barros Morais, Mestre pelo Unihorizontes, juntamente com a sua orientadora, Profa. Dra. Helena Belintani Shigaki, publicaram o artigo ‘’A percepção de consumidores quanto à comercialização de seguros via Insurtechs’’ na Administração de Empresas em Revista. Este artigo faz parte da Dissertação do Me. Maurício Morais, que foi defendida em dezembro de 2021.
O objetivo do estudo foi identificar e analisar os desafios dos consumidores na interação com empresas corretoras de seguros, a partir do surgimento das Insurtechs. Segundo o Me. Maurício, o interesse do estudo sobre a temática Fintechs e Insurtehs tem como principal motivo a investigação das transformações tecnológicas e regulatórias que vêm impactando o mercado de seguros e de previdência privada complementar, em decorrência das inúmeras inovações no modelo de comercialização e nas estratégias de consumo do setor. A interação entre consumidores e distribuidores passa por um momento de transição tecnológica, e traz novas experiências de consumo na direção do mercado digital, fato que exige mudanças no modelo de negócios e reposicionamento do mercado, em especial o estratégico na distribuição de produtos e serviços.
Como conclusão, as principais barreiras identificadas da inovação para o mercado são a falta cultura e desconhecimento do consumidor, que podem ser superadas com educação securitária. O Me. Maurício Tadeu Barros Morais ainda destaca que: As análises desenvolvidas no estudo para avaliar a percepção dos consumidores quanto à comercialização de seguros via Insurtechs contribuem na indicação de tendências e novos hábitos para compras online, alertam para atuação mais digital por parte dos distribuidores tradicionais (corretores de seguros) e a necessidade de se estabelecer uma proposta diferenciada de serviços e de relacionamento com consumidores em um mercado bastante conservador. Há, ainda, a relevância acadêmica que reside na constatação de reduzidos estudos sobre o tema, razão pela qual busca-se o preenchimento de uma lacuna literária na área.
Acesse o artigo completo neste link: https://lnkd.in/dCHZmiMr