Mestrando premiado no TMS Algarve 2014 conta como foi a experiência de participar do evento

|Mestrando premiado no TMS Algarve 2014 conta como foi a experiência de participar do evento

Mestrando premiado no TMS Algarve 2014 conta como foi a experiência de participar do evento

O aluno do curso de Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes, Jefferson Rodrigues Pereira, participou, entre os dias 26 e 29 de novembro, do TMS Algarve – Management Studies International Conference, em Portugal. Ele apresentou o artigo “Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas”, que acabou sendo premiado como um dos 10 melhores de todo o evento que reúne pesquisadores da área de gestão do mundo inteiro.

Jefferson é graduado em Administração pela Novos Horizontes. O artigo apresentado no evento é fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que utilizou uma técnica desenvolvida na tese de doutorado da Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa.

Na entrevista a seguir, Jefferson conta um pouco de como foi a experiência de participar de um evento que reúne pesquisadores de renome internacional, as contribuições que a premiação traz para a sua carreira acadêmica e o importante papel da Faculdade Novos Horizontes na sua trajetória.

Como foi a experiência de participar de um evento internacional?

Foi uma das melhores e mais enriquecedoras experiências que já tive, principalmente pelo fato de estar em um congresso internacional, com grandes pesquisadores do mundo inteiro. Foi realmente uma experiência fantástica.

De forma resumida, do que se trata o artigo apresentado?

O estudo teve como tema a influência de vieses cognitivos no processo de tomada de decisão do consumidor. Como objetivo geral pretendeu-se identificar a existência de diferenças estatisticamente significantes na precificação de produtos similares, porém de marcas distintas, tendo por base a atribuição de âncoras de decisão. Para tal, utilizou-se uma estrutura metodológica quantitativa, por meio de uma técnica projetiva online. Utilizou-se como método de análise a estatística univariada, calculando-se as médias das diferenças, utilizando para tanto o T-Test de grupos pareados. Em um ambiente de análise de dados foi possível observar diferenças estatisticamente significantes entre as amplitudes das médias. Dentre os principais resultados identificou-se considerável influência de aspectos relacionados à marca nos processos cognitivos de percepção e atribuição de valor a determinados produtos, bem como a presença do viés ancoragem e ajustamento na tomada de decisão do consumidor.

Qual a importância do estudo deste tema?

Trata-se de um estudo na área de comportamento do consumidor. Atualmente, o comportamento do consumidor é o campo de pesquisa do Marketing que mais produz estudos. Este fato por si só já dá uma ideia da importância do tema. Para o caso específico do artigo, discute-se a tomada de decisão do consumidor, abordando aspectos referentes a marca pós-moderna, as heurísticas da ancoragem e o ajustamento e sua influência na percepção de valor.

O trabalho apresentado utilizou uma metodologia desenvolvida pela Prof.ª Dr.ª Caissa, como funciona esta metodologia?

O modelo foi adaptado é uma técnica projetiva online. O instrumento continha 28 questões, sendo que, na primeira etapa da pesquisa, os participantes visualizavam uma imagem de um produto de luxo com o seu respectivo valor de mercado e em seguida visualizavam uma imagem de uma réplica do mesmo produto, para a qual foi dado um nome fictício. Os entrevistados deveriam atribuir um valor financeiro a réplica, que ele julgasse justo. Na segunda etapa da pesquisa, os participantes visualizavam uma imagem de uma réplica de um produto de luxo, com o mesmo nome fictício, para o qual foi atribuído um valor de mercado. Na sequência, era apresentado o produto original, o qual eles deveriam fazer a precificação, conforme julgassem justo. Foram calculadas as médias entre as diferenças de precificações para os produtos originais e de marca (lembrando que se tratavam do mesmo produto, porém a réplica apresentava um nome fictício) permitindo identificar vieses cognitivos e ancoragens identificadas para os produtos apresentados, em função da presença da marca.

Como você avalia a importância da premiação que recebeu?

Trata-se de uma premiação expressiva, uma vez que ser premiado Best Paper Award em um congresso internacional dessa magnitude foi um grande orgulho para mim e acredito que para a Faculdade Novos Horizontes também, uma vez que evidencia a qualidade da produção acadêmica proveniente dos cursos ministrados na FNH.

O que isso vem agregar a sua formação acadêmica?

Como tenho pretensão de iniciar minha carreira docente, este fato veio confirmar que estou indo na direção correta. O reconhecimento do trabalho deixou tanto a mim quanto os outros autores muito orgulhosos.

Como a FNH contribui para seu desenvolvimento acadêmico e profissional?

Eu me graduei em Administração, atualmente, faço mestrado na FNH, o artigo premiado foi o meu trabalho de conclusão de curso (TCC), ou seja, a Faculdade Novos Horizontes esteve diretamente envolvida em todo o processo. Sendo assim, agradeço a Faculdade Novos Horizontes pela grande contribuição intelectual, acadêmica e profissional. Em especial aos professores Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa e Gustavo Rodrigues Cunha pela orientação no desenvolvimento do mesmo.

2014-12-29T20:57:28-02:0029.12.2014|MESTRADO|
×