NÃO PERCA! Curso de Arquitetura e Urbanismo promove Aula Magna no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

|NÃO PERCA! Curso de Arquitetura e Urbanismo promove Aula Magna no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

NÃO PERCA! Curso de Arquitetura e Urbanismo promove Aula Magna no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

No dia 11 de agosto de 2022, às 19h, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unihorizontes, coordenado pela Professora Renata Filippetto, promoverá sua aula inaugural do segundo semestre de 2022 no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, situado na Praça da Liberdade. Em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado no dia 17 de agosto, os estudantes participarão de palestra e de visita técnica ao local. 

A palestra abordará o tema ‘’Memória arquitetônica do Prédio Rosa: exemplo de engenharia reversa’’, e será ministrada pelos Prof. Miguel de Moraes, Engenheiro Civil e professor do Unihorizontes, e Prof. Dr. Paulo Gustavo Von Krüger, Arquiteto e professor da UFMG. A apresentação tratará de aspectos de patrimônio e sobre metodologias de construção do prédio eclético, bem como da intervenção contemporânea. A abordagem sob o prisma da engenharia será realizada pelo Prof. Miguel de Moraes, já a abordagem arquitetônica ficará a cargo do Prof. Dr. Paulo Gustavo Von Krüger. 

Segundo o Prof. Miguel: ‘’A intenção é apresentar a técnica de engenharia reversa como ferramenta de memória arquitetônica. Isso é normalmente utilizado quando não se possui registros escritos das técnicas construtivas. A edificação então é a testemunha da história, e o método executivo pode ser inferido por base em análises técnicas… quase que uma análise forense’’

Já o Prof. Dr. Paulo Von Krüger ressalta: ‘’Serão abordados os sistemas construtivos à época da construção da edificação do Museu Gerdau, em que serão apresentados uma breve contextualização histórica e exemplos de construções então vigentes. Incêndios no Patrimônio Cultural, em que serão abordadas as principais causas de incêndios neste tipo de edificação e quais medidas mitigadoras para este tipo de sinistro’’.

 

Minicurrículo dos palestrantes 

Miguel Augusto Najar de Moraes é engenheiro civil, graduado pela E. E. Kennedy, com ênfase em logística, transporte e engenharia de tráfego, perito, avaliador, pós graduado (MBA-latu sensu), titulado como especialista em estruturas de concreto armado e fundações. Já lecionou no Centro Universitário Estácio de Sá, na Escola de Engenharia Kennedy, e atualmente é professor de análise estrutural e estruturas de concreto, aço e madeira nos Centros Universitários Newton Paiva e Unihorizontes  (cursos de Eng. Civil e Arquitetura e Urbanismo). Foi Coordenador do Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia (LINCE-Newton Paiva) e membro do Conselho Editorial da Revista Científica ExataMente Newton. É também pesquisador do grupo IGNIS da UFMG e diretor presidente do Instituto Flama para Estudos Avançados em Gestão de Riscos e Desastres, além de membro do Grupo de Apoio a Desastres (GADE) no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Prof. Dr. Paulo Gustavo Von Krüger é Arquiteto e Urbanista graduado pela UFMG e Engenheiro Civil graduado pela FUMEC, Mestre e Doutor em Estruturas pela UFMG, Prof. Associado da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, titular da cadeira de desenho e projeto, membro fundador do IGNIS e Consultor Ad Hoc do Instituto Flama. Atualmente, está envolvido no projeto de recuperação da Rotunda de Ribeirão Vermelho.

 

Sobre o MM Gerdau

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 325 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. 

Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal possui patrocínio direto da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. 

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Praça da Liberdade, 680 – Funcionários – Belo Horizonte/MG

2022-08-02T17:19:40-03:0001.08.2022|Sem categoria|
×