Aconteceu na noite de ontem, quinta-feira (13), no auditório da Unidade Santo Agostinho I da Faculdade Novos Horizontes, a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Instituição e a Receita Federal do Brasil para a oficialização da criação do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF). Na sequência foram realizadas as palestras “Educação Fiscal” e “Atendimento ao Cidadão na Receita Federal do Brasil” ministradas pela auditora fiscal Maria Céu Moutinho da Costa e pelo analista Luís Henrique Monteiro Nunes, ambos da RFB.
O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) lançado em 20 de Setembro de 2013, na Semana de Estudos Contábeis da Novos Horizontes, é o primeiro instalado na região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo deste núcleo é ofertar a contribuintes de baixa renda orientações contábeis e fiscais básicas, ampliando as ações de responsabilidade social da Faculdade.
A Receita Federal do Brasil e a Escola de Administração Fazendária (ESAF) são parcerias fundamentais nesta empreitada. A assinatura do Termo de Cooperação entre a Novos Horizontes e a Receita Federal do Brasil sela de forma definitiva o lançamento do Núcleo. O evento contou com a participação da Delegada da Receita Federal do Brasil em Belo Horizonte, Dr.ª Regina Célia Batista Cordeiro e da Diretora Regional da ESAF, Anna Carla Duarte Chrispim.
A Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto Novos Horizontes e Diretora de Pós-Graduação da Faculdade, Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, fez a abertura oficial do evento. Ressaltou o importante papel que o NAF irá desempenhar na formação teórico-prática dos alunos de Ciências Contábeis da Novos Horizontes. “Ao mesmo tempo em que ofertamos atendimento gratuito de orientações contábeis e fiscais à população de baixa renda de Belo Horizonte, abrimos mais oportunidades para que nossos alunos tenham contato direto com a realidade profissional. A cooperação da Receita neste trabalho é essencial e mostra o respaldo que nossa Instituição possui”, disse.
A Delegada da Receita Federal em Belo Horizonte, Dr.ª Regina Célia, explicou que os núcleos de apoio contábil e fiscal são fundamentais na promoção da cidadania de moradores de diversas comunidades onde eles estão inseridos. Falou ainda da importância desta parceria entre a Receita e a Faculdade. “Tenho certeza que esta parceria trará muitos frutos. O NAF da Novos Horizontes será um instrumento de formação de profissionais capacitados e de disseminação do conhecimento, pois o conhecimento deve ser disseminado e democratizado”, explicou.
A ESAF é responsável pela coordenação do Programa Nacional de Educação Fiscal, que estimula a participação do cidadão no controle social e fiscal do Estado. De acordo com sua Diretora Regional, Anna Carla, “iniciativas como está, de criação de núcleos de práticas contábeis, são fundamentais, porque promovem a educação e nós acreditamos que a mudança das coisas acontece pelas vias da educação”, disse.
O Prof. Márcio de Souza e Silva, coordenador do curso de Ciências Contábeis e responsável por apresentar à diretoria da Faculdade Novos Horizontes a proposta de criação do NAF, informou que as atividades do núcleo terão início no mês de abril. O mesmo irá funcionar na Unidade Santo Agostinho II, situada na Rua Alvarenga Peixoto, 1427, juntamente com o núcleo de atendimento jurídico e social.
O professor contou ainda que no dia 12 de abril a Novos Horizontes realizará uma atividade gratuita de orientação do preenchimento da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, para este ano de 2014. A mesma atividade, realizada no ano passado, fez cerca de 100 atendimentos. A estimativa é que neste ano o número seja maior. O evento acontece na Unidade Santo Agostinho I, de 9h00 às 12h00 e é aberto a toda comunidade.
Confira as fotos do evento em nossa página oficial no Facebook clicando aqui.