Os interessados em receber atendimento gratuito na área de contabilidade já podem fazer agendamento no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro Universitário Unihorizontes pelo telefone 31 3293-7980. Os atendimentos são realizados às terças-feiras, de 19h às 21h30, na Unidade Barreiro, e às sextas-feiras, de 19h às 21h30, na Unidade Santo Agostinho I.
O NAF tem dois objetivos principais, o primeiro deles é dar suporte contábil e fiscal às pessoas de baixa renda (menos de 3 salários mínimos por mês) ou ao público interno das instituições de ensino superior. O segundo deles é agir como centro de aprendizagem dos alunos através de discussões, criação de palestras, grupos de estudo e treinamentos. O Núcleo nasceu a partir de uma parceria do Unihorizontes com a Receita Federal do Brasil
Os atendimentos são realizados pelos alunos do curso de Ciências Contábeis do Unihorizontes, com o auxílio dos professores. Para participar desses atendimentos, os alunos passam por um período de capacitação com os técnicos da Receita Federal do Brasil e da Escola de Administração Fazendária (ESAF). Entre os serviços oferecidos está o auxílio na navegação do portal da RFB para agendamento, consulta de horários, emissão de certidões negativas, consulta à situação da DIRPF/2017. O Núcleo também auxilia os contribuintes na regularização cadastral do CPF, regularização do CNJ para associações sem fins lucrativos, oferece orientações relativas ao MEI (Micro-empreendedor individual) e no manuseio do E-Social.
Entre os meses de março e abril deste ano, o Centro Universitário Unihorizontes realizou uma atividade voltada para o público externo de auxílio na elaboração da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. Os atendimentos foram realizados nas unidades Santo Agostinho e Barreiro e contabilizaram mais de 90 declarações preenchidas. A atividade é uma proposta do NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal coordenado pela professora Adelaide Maria da Cruz.
De acordo com a professora Adelaide, o público atendido é oriundo de todas as regiões de BH e da Região Metropolitana. “Tivemos atendidos da Regional Norte, Nordeste, Leste, Barreiro, Oeste, Ibirité, Sarzedo e Santa Luzia”. O perfil do público também é variado, “a média da renda destes atendidos está entre 2 a 5 salários mínimos mensais”, salienta.
A proposta de oferecer auxílio gratuito na elaboração da declaração de IRPF é realizada anualmente, sempre no período disponibilizado pela Receita Federal aos contribuintes. A professora Adelaide afirma que o projeto vem ganhando cada vez mais popularidade e um público cativo. “Avalio que neste ano de 2017, o atendimento foi muito positivo. Tivemos todos os dias disponíveis, segundas-feiras, na Unidade Barreiro e quintas-feiras, na Unidade Santo Agostinho, com agenda cheia”, diz.
As unidades onde são feitos os atendimentos estão localizadas na Rua Alvarenga Peixoto, 1270, Bairro Santo Agostinho, e na Avenida Afonso Faz de Melo, 465, loja 1001, 1º piso, Barreiro.