O despertar da sociedade para o valor da mulher em altas posições

|O despertar da sociedade para o valor da mulher em altas posições

O despertar da sociedade para o valor da mulher em altas posições

No dia 14 de março, a advogada especialista na Defesa da Mulher Maria Consentino palestrou sobre o tema ‘’O despertar da sociedade para o valor da mulher em altas posições’’. O evento, que foi organizado pela coordenadora do curso de Direito, professora Gabriela Dourado, ocorreu no auditório Santo Agostinho, no Centro Universitário Unihorizontes, e foi aberto ao público, sendo também transmitido online pelo nosso canal no Youtube.

Maria Consentino discorreu acerca do feminismo, da discriminação das mulheres no trabalho, principalmente, na descredibilização daquelas que ocupam cargos hierarquicamente altos. ‘’As mulheres precisam ocupar espaços de poder. Elas estão ocupando pouco. É importante a sociedade despertar. Mudar em casa, a forma de educar as crianças, mudar o nosso próprio comportamento, mudar as crenças de como é ser mulher e como é ser homem.’’, afirmou a palestrante.

O nosso vice-reitor, professor Rogério Naves, também marcou presença no evento: ‘’Gostei muito dos testemunhos, vivências e conhecimentos trazidos pela palestrante. Maria Consentino traz a narrativa de quem atuou e buscou compreender a problemática envolvida na violência contra a mulher, visando reduzir o drama vivido por várias mulheres que sofrem violência física e/ou  psicológica em locais onde deveriam ser amadas e protegidas, que são os seus próprios lares. Os relatos das humilhações sofridas pelas vítimas, inclusive dentro do próprio sistema judiciário (que tem fortes raízes patriarcais), são comoventes, e felizmente têm sido amenizados à medida em que a lei Maria da Penha torna-se mais eficaz e abrangente. Enfim, foi um momento de reflexão sobre o caminho percorrido e o caminho a ser trilhado por mulheres que buscam igualdade de direitos e àquelas que buscam exercer cargos de liderança. Há que ser forte’’, relata o professor. 

Além de advogada especialista na Defesa da Mulher, Maria Consentino é também juíza aposentada; escritora, palestrante e idealizadora do Projeto SerMentes e Despertar; Membro da AMCJMC – Associação Brasileira de Mulheres na Carreira Jurídica; e integrante do Grupo de Trabalho pelo Pacto Nacional de Políticas Públicas de Prevenção a Violência Doméstica contra as mulheres. 

2022-03-22T14:08:14-03:0022.03.2022|Sem categoria|
×