Precisa fazer estágio? O Unihorizontes te mostra como!

|Precisa fazer estágio? O Unihorizontes te mostra como!

Precisa fazer estágio? O Unihorizontes te mostra como!

O momento do estágio é uma parte importantíssima da graduação, uma vez que garante ao aluno a aquisição de experiências práticas para sua inserção no mercado de trabalho. E visando facilitar o ingresso do estudante nos estágios, o Centro Universitário Unihorizontes estabeleceu convênios com mais de 100 Instituições, como o Tribunal de Contas de Minas Gerais – TCEMG; Ministério Público de Minas Gerais – MPMG; Prefeituras de BH, Contagem, Betim, Nova Lima e Ribeirão das Neves; Polícia Civil – PCMG; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG; e Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, entre outras.

Essas vagas são postadas diariamente pelo LinkedIn do Unihorizontes, em um grupo criado exclusivamente para divulgação de oportunidades de empregos e estágios. Além disso, as vagas são divulgadas também por Centros de Integração parceiros, como o Núcleo Brasileiro de Estágios – NUBE; Centro de Integração Empresa-Escola – CEE; Super Estágios; Instituto Euvaldo Lodi – IEL; e Agência de Estágios – AGIEL. 

Agora que você já sabe os melhores meios para conseguir um estágio, conheça alguns dos direitos do estagiário! 

  1. Apesar de não haver vínculo empregatício, o estagiário é assegurado por lei: para a contratação do estagiário ocorrer, é necessário que haja um contrato entre todas as partes. Ou seja, o empregador, estagiário e instituição de ensino devem assinar um documento chamado Termo de Compromisso, em que estarão especificadas as atividades do estágio, carga horária, valor da bolsa e benefícios concedidos pela empresa, se for o caso.
  2. Bolsa remunerada: embora a lei não estabeleça valor mínimo para remuneração, em geral, a bolsa (como é chamado o salário do estagiário) é exigida em casos de atividades não obrigatórias. Vale lembrar que os estudantes também possuem férias remuneradas. Assim, anualmente, o estagiário pode pegar até 30 dias de descanso sem haver qualquer comprometimento com a sua bolsa.
  3. Carga horária reduzida: em geral, o estudante pode trabalhar, no máximo, 30 horas por semana. Em alguns casos, quando o estágio for requisito obrigatório do curso, o limite pode chegar a 40 horas semanais, desde que seja autorizado pela instituição de ensino. Além disso, o estagiário não pode trabalhar por mais tempo do que o limite de seis horas por dia.
  4. Auxílio transporte: a Lei do Estágio também determina que o estagiário em atividade não obrigatória tem direito a auxílio transporte (sem descontos na bolsa) e seguro de vida, que cobre consequências por acidentes de trabalho. 
  5. Folga em período de provas: durante as provas, o estagiário tem direito a jornada reduzida de, pelo menos, metade da carga horária. Isso porque é uma forma de garantir o bom desempenho escolar do estudante, e impedir que o estágio atrapalhe o aprendizado da faculdade em vez de complementá-lo. 

Para saber mais, acesse a Lei do Estágio completa neste link! E para entrar em contato com a Assessoria de Integração, Estágio e Parcerias do Unihorizontes é só ligar para o telefone 3349-2911, ou enviar email para [email protected].

Com o Unihorizontes, você sai na frente! 

2022-05-19T13:59:17-03:0016.05.2022|Sem categoria|
×