Prof.ª Marlene Catarina é destaque em reportagem sobre empoderamento feminino

|Prof.ª Marlene Catarina é destaque em reportagem sobre empoderamento feminino

Prof.ª Marlene Catarina é destaque em reportagem sobre empoderamento feminino

  • Prof.ª Marlene Catarina é destaque em reportagem sobre empoderamento feminino

Recentemente, a Prof.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Novos Horizontes, participou de uma entrevista para uma matéria da revista online Gente do Sul, do Paraná. A reportagem fala sobre o crescimento do número de mulheres que dirigem aplicativos de mobilidade urbana e a Prof.ª Marlene Catarina contribuiu com os dados de duas pesquisas conduzidas por ela, que tratam da relação entre aplicativos de mobilidade urbana e o empoderamento feminino.

Confira um trecho da matéria:

“Um aspecto importante destacado pelas entrevistadas foi quanto à necessidade de mudar o comportamento para atuar como motorista de aplicativos. Algumas mulheres indicaram que tiveram que ficar mais sérias para evitar avanços indesejados por partes de clientes”, conta Marlene Catarina. “A falta de segurança é uma questão percebida pelas entrevistadas como algo cultural, já que o Brasil é um país carente de segurança pública. Elas acreditam que correm mais riscos como motoristas devido à relação de poder do masculino sobre o feminino”, enfatiza.

A pesquisa verificou que o ambiente de trabalho de motoristas de aplicativo ainda é masculinizado, o que, de certa forma, revelou-se como obstáculo em sua atuação profissional.

“Apesar disso, as motoristas participantes não se enxergaram ou se descreveram como vítimas de um modelo hegemônico de dominação masculina, mas como mulheres confiantes, boas motoristas, em busca de independência financeira. Essas mulheres podem ser vistas como sujeitos de transformação social e cultural, agentes de suas vidas e construtoras de sua própria realidade”, explica a professora.

Confira a íntegra clicando AQUI. 

Leia também:

2021-06-07T17:51:52-03:0007.06.2021|Acadêmico, MESTRADO|
×