Programa de Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes promoveu nesta sexta-feira (20), a palestra “Management e Gerência Intercultural”, que foi ministrada pelo professor associado da Université Paris – Dauphine (Paris IX), Jean François Chanlat. Ele abordou aspectos referentes aos benefícios e pontos negativos da internacionalização da economia, fenômeno cada vez mais em curso no mundo globalizado. O evento aconteceu no auditório da Unidade Santo Agostinho e contou com a participação do corpo discente e docente da Instituição e também de alunos egressos.
O Prof. Chanlat é Ph. D. em sociologia pela Université de Montreal – Canadá e também Presidente do Comitê de Pesquisa em Sociologia das Organizações da Association Internationale de Sociologie e autor de várias obras que tratam de temas como: sociologia organizacional, comportamento humano, métodos de gestão e saúde no local de trabalho, teoria organizacional e comunicação intercultural.
A atividade marcou o encerramento das aulas do Mestrado em Administração, neste segundo semestre de 2013, e trouxe para os alunos, professores e egressos, mais uma oportunidade de contato com um pesquisador francês de prestígio internacional e que estuda um tema que merece bastante atenção: os impactos no mundo contemporâneo da interculturalidade. De acordo com o Prof. Chantal, “vivemos em um mundo multipolar. Antes havia um G7 e agora há um G20 que engloba 80% da população mundial”, informou.
Para o pesquisador a internacionalização das relações econômicas promove um movimento migratório que traz ganhos para as nações, mas também tem os seus prejuízos. Como pontos positivos cita o avanço nas descobertas científicas e na aquisição de conhecimento. Já os desafios a serem vencidos, orbitam no âmbito dos direitos humanos, como o racismo e a xenofobia. Ele apontou que questões ambientes também são um problema. “Os problemas econômicos e ambientais são hoje uma preocupação internacional. Interdependência entre os países faz com que essas questões afetem o mundo todo”, disse.