Professor e aluna do curso de Serviço Social publicam artigo no Jornalistas Livres

|Professor e aluna do curso de Serviço Social publicam artigo no Jornalistas Livres

Professor e aluna do curso de Serviço Social publicam artigo no Jornalistas Livres

Nilma da Silva, aluna do curso de Serviço Social do Centro Universitário Unihorizontes, juntamente com o Prof. Me. Leonardo Koury, professor do mesmo curso, publicaram o artigo de opinião ‘’A vida das crianças e adolescentes órfãos e a Pandemia no Brasil’’, no Jornal online Jornalistas Livres. O artigo trata da realidade de crianças e adolescentes que ficaram órfãos de mãe, pai ou avós em decorrência da Covid-19. O problema é agravado pela falta de políticas públicas destinadas a esse público, que, além do luto, vem sofrendo com a fome e a pobreza no país. 

‘’O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 12 milhões de mães criam seus filhos sozinhas, sendo mais de 64% as que vivem abaixo da linha da pobreza aqui no Brasil. São as famílias monoparentais e, na maioria desses casos, as mães são as únicas referências e provedoras dessas crianças. Em caso de perda das mães, quem irá acolher, educar ou mesmo instruir essas crianças para viverem em sociedade?’’ – Trecho retirado do artigo.  

A ideia para a pesquisa partiu, inicialmente, da aluna Nilma da Silva, que contou ter investido no tema a partir do cenário preocupante advindo da Pandemia da Covid-19. Ao perceber o descaso do Estado com tal situação, Nilma começou a pesquisar dados e notícias relevantes sobre o tema, até ter conteúdo o suficiente para escrever o texto. Ao final, pediu ajuda ao professor Leonardo, que já pesquisava sobre situações de emergência e calamidade, para fazer pontuações e contribuir com o trabalho também. Segundo a aluna: ‘’Penso que é um tema relevante, por envolver diretamente vidas humanas e famílias. Inúmeras delas jamais serão as mesmas, mas como somos brasileiros, e não desistimos nunca, entendemos que é preciso continuar. Hoje entendo a importância da informação, essa é a ideia’’. 

Após finalizarem o texto, os autores procuraram por plataformas que tivessem maior sensibilidade ao assunto e encontraram o Jornal online Jornalistas Livres. Segundo dados da plataforma, o artigo já conta com mais de 50 mil visualizações no site. E não vai parar por aí. O Prof. Me. Leonardo Koury e a aluna Nilma da Silva apresentarão o trabalho, no próximo mês de junho, no V Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – ENPESSAN

O professor Leonardo Koury explica a importância de haver investimentos no campo do Serviço Social no país, inclusive nos cursos de graduação. Em Belo Horizonte, por exemplo, há apenas duas Instituições que oferecem esse curso: Como vão formar bons assistentes sociais, que atuam no Judiciário, no sistema prisional, e em tantos outros lugares, se não houver um lugar que acolha esse tipo de pesquisa? É um curso-chave para se realizar esse tipo de pesquisa. Essas preocupações vêm a partir do lugar do conhecimento que a gente investe, e o Unihorizontes investe nesse curso e nessa condição da pessoa humana’’. Leonardo Koury, além de professor, também é Conselheiro no Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais, e representante da categoria de Assistentes Sociais no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais e no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte. 

Ao comentar sobre a relevância da pesquisa, Nilma enfatiza a importância do acesso à Educação de qualidade na luta pela democracia e pelos direitos sociais: Os dominadores não abrem mão da alienação para continuar exercendo o poder sobre a sociedade. “Eu Tenho Um Sonho”, que a Constituição Brasileira seja implementada nas escolas municipais, estaduais  federais, e privadas, que as pessoas desde a alfabetização obtivessem conhecimento acerca da democracia, da política, bem como de seus direitos. (parafraseando Luther King).’’

Para acessar o artigo na íntegra, clique neste link

 

2022-04-19T14:56:29-03:0019.04.2022|Sem categoria|
×