A professora Maíra da Cunha Pinto Colares do curso de Serviço Social da Faculdade Novos Horizontes assumiu no último dia 21 de setembro a superintendência da política de Assistência Social da Sedese – Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais. Ela irá coordenar a gestão do Sistema Único de Assistência Social em todo o Estado, organizando a oferta de serviços essenciais para a população em situação de vulnerabilidade social.
A professora explica que entre as prioridades da nova gestão está a criação de Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) em municípios de pequeno porte. “Um das primeiras ações será a implantação de Creas regionais para atender municípios pequenos que não tem esse serviço”. Ela enfatiza a relevância desse equipamento de intervenção na realidade social, “o Creas oferece serviço de acompanhamento familiar para crianças adolescentes, jovens, idosos em situação de violência ou negligência”.
De acordo com Maíra o trabalho será focado em promover avanços na área socioassistencial do Estado. “Minas ainda tem muito que avançar do ponto de vista da política de Assistência Social, então vamos promover uma revitalização dos serviços a partir da capacitação dos gestores e operadores dessa política em todo o Estado”.
Maíra é mestra em Administração Pública e especialista em Gestão Pública Fundação João Pinheiro e assistente social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Já atuou como gestora de políticas públicas no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo.
O trabalho a frente da superintendência será um novo desafio na trajetória profissional de Maíra e uma experiência única que ela poderá compartilhar com os seus alunos. “O Suas é um sistema de política pública muito pouco conhecido, ele está completando dez anos agora, então é muito recente ainda a oferta dos serviços. O Estado tem um papel muito importante colaborando com a gestão dos recursos que os municípios dispõem para a área de assistência social”, conta.