Na última semana, a Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki, do Mestrado em Administração do Centro Universitário Unihorizontes, publicou dois artigos. O primeiro, intitulado ‘’A Experiência do Cliente no Setor de Food Service: análise da literatura e proposição de uma agenda de pesquisa’’, foi publicado na Revista Marketing & Tourism Review. O segundo, ‘’Potencial Empreendedor Interno sob o prisma do Mindset de crescimento e dos cinco grandes traços de personalidade: proposição de um modelo teórico’’, foi publicado na Revista Desenvolvimento em Questão.
O primeiro artigo foi desenvolvido a partir do projeto de vivência em pesquisa da Ms. Bianca Virgínia Rodrigues de Freitas (Mestre em Administração pelo Unihorizontes), e consistiu-se em uma pesquisa teórica sobre o Marketing de Experiência no setor de Food Service. As autoras analisaram artigos científicos publicados em uma das maiores bases de dados da Administração (Scopus) e identificaram quatro temáticas inerentes ao tema: comportamento do consumidor, satisfação e lealdade, experiência memorável e compartilhável, e turismo e marketing de destino.
Já o segundo artigo, autoria do doutorando Frederico Leocádio Ferreira, e em coautoria com a Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki e com o Prof. Dr. Carlos Alberto Gonçalves, todos da UFMG, teve como objetivo “propor um modelo hipotético integrando as teorias de Mindset, de Potencial Empreendedor Interno e dos Cinco Grandes Traços de Personalidade’’. O artigo, também teórico, conta com a exposição de doze proposições para guiar a aplicação de pesquisas futuras.
Os autores finalizam dizendo que: “Um indivíduo com uma atitude voltada para o desenvolvimento, para o aprendizado, saberá lidar com um ambiente de negócios dinâmico, estando engajados em sua tarefa e em atingir os objetivos pessoais/profissionais que propôs para si. Se essa relação se mostrar realmente promissora, desenvolver o Psycap e o Mindset de crescimento em indivíduos dentro de uma organização pode ser um fator que ajudará a organização a motivar sua força de trabalho, desenvolvendo seus recursos humanos de forma a obter uma vantagem competitiva sustentável”.
Acesse os artigos na íntegra:
‘’A Experiência do Cliente no Setor de Food Service: análise da literatura e proposição de uma agenda de pesquisa’’: o objetivo do estudo foi a realização de uma Revisão Sistemática de Literatura visando a compreensão do conteúdo, os resultados e as teorias abarcadas na literatura, bem como as oportunidades de desenvolvimento de trabalhos futuros sobre marketing de experiência no setor de Food Service. A partir da definição de palavras-chave foi realizada uma pesquisa na base de dados da Scopus que retornou 1.955 artigos. Após a utilização de critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a 72 estudos que foram lidos e analisados na íntegra por meio da técnica de análise de conteúdo. Dessa análise, foram identificadas quatro temáticas: comportamento do consumidor, satisfação e lealdade, experiência memorável e compartilhável, e turismo e marketing de destino. Os dados mostram que a área do marketing onde são desenvolvidos mais estudos é em satisfação e lealdade, correspondendo a quase 32% das pesquisas, enquanto as demais áreas, mostram um comportamento similar, em termos de número de estudos. Ainda, o tema de pesquisa que mais tem se desenvolvido nos últimos dois anos é turismo e mídias sociais. Na sequência foi formulada uma agenda de pesquisa a partir dos 40 periódicos identificados nesse estudo e das indicações de trabalhos futuros citados nos artigos mais recentes. Com isso, foi possível inferir que o setor de food service será alvo de diversos estudos nos próximos anos devido a relevância do setor para a economia, e o tema experiência tem sido um dos temas em destaque no marketing por estar alinhado com as aspirações e necessidades dos consumidores contemporâneos.
‘’Potencial Empreendedor Interno sob o prisma do Mindset de crescimento e dos cinco grandes traços de personalidade: proposição de um modelo teórico’’: este artigo tem por objetivo propor um modelo hipotético integrando as teorias de Mindset, de Potencial Empreendedor Interno e dos Cinco Grandes Traços de Personalidade. Evidenciou-se cinco lacunas teóricas, relacionadas aos traços de Consciência e de Amabilidade com Mindset fixo, aos traços de Extroversão e Neuroticismo com Mindset de crescimento e, principalmente, a correlação entre as teorias de Mindset com Potencial Empreendedor Interno. Foi realizada uma revisão de literatura das teorias de Mindset, de Potencial Empreendedor Interno e dos Cinco Grandes Traços de Personalidade, para auxiliar na construção do modelo e na formulação de suas hipóteses, seguindo a linha de Elgelman e Schreiber (2018). O estudo tem como contribuição a elaboração do modelo hipotético e o desenvolvimento de doze proposições para guiar futuras pesquisas.
Seja qual for seu horizonte, seu futuro passa por aqui!