Quinta edição do QuarenTese já conta com centenas de visualizações. Confira tudo o que aconteceu!

|Quinta edição do QuarenTese já conta com centenas de visualizações. Confira tudo o que aconteceu!

Quinta edição do QuarenTese já conta com centenas de visualizações. Confira tudo o que aconteceu!

Entre os dias 04 de maio e 03 de junho de 2022, o Centro Universitário Unihorizontes, sob a coordenação da Profa. Dra. Caissa Veloso e Sousa, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Coordenadora do Mestrado em Administração, promoveu a quinta edição do QuarenTese. Ao total, foram quatro palestras, todas gratuitas, que já somam mais de 470 visualizações no canal do Unihorizontes no Youtube. 

A primeira apresentação ocorreu no dia 04 de maio, e contou com roda de conversa acerca do tema ‘’Mulheres Exaustas na Contemporaneidade’’. Mediada pelo Prof. Dr. Jefferson Rodrigues, a discussão foi realizada por um grupo de mulheres que são líderes de tema da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD – maior Congresso de Administração do Brasil e o segundo maior do mundo. 

Dentre as participantes: Profa. Dra. Andrea Oltramari – Doutora em Administração, docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS SOCIUS, e na Universidade de Lisboa, além de membro do comitê científico de gestão de pessoas e relações de trabalho da ANPAD; Profa. Dra. Josiane Oliveira – Doutora em Administração, docente na Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual de Maringá – UEM; Profa. Dra. Deidi Maca, Doutora em Psicologia e docente na Fundación Universitaria de Popayán – FUP, na Colômbia; Profa. Dra. Ludmila Guimarães, Doutora em Administração, docente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG e editora associada da revista Revista de Administração Contemporânea – RAC; Profa. Dra. Luiza Sarayed-Din, Doutora em Planejamento Urbano, e docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

As palestrantes discutiram sobre temas como feminismo, jornada múltipla de tarefas assumida pelas mulheres; discriminação da mulher no mercado de trabalho; discriminação da mulher na ciência, entre outros. No convite do evento, constava o nome da Profa. Dra. Janaynna Ferraz – Doutora em Administração, e docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, porém, ela não pôde comparecer no dia. 

Clique aqui e assista na íntegra!

O segundo evento ocorreu no dia 11 de maio, e contou com palestra acerca do tema ‘’Tecnologia e Trabalho no Mundo Digital’’. Também mediado pelo Prof. Dr. Jefferson Rodrigues, a apresentação foi ministrada pelo Dr. Francis Kanashiro Meneghetti – Doutor em Educação, Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária, Membro-Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais – IBEPES, Líder do tema Plataformas Digitais e Tecnologia da área de Estudos Organizacionais da ANPAD, docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, e Graduado em Administração.

O palestrante iniciou sua apresentação explicando, de maneira científica, os conceitos de ‘’trabalho’’, ‘’tecnologia’’ e ‘’mundo digital’’. Em seguida, ele realizou uma conexão entre essas três ideias. Ou seja, o Dr. Francis primeiro realizou uma diferenciação entre ‘’trabalho’’, ‘’tecnologia’’ e ‘’mundo digital’’, para depois realizar uma aproximação entre os três conceitos. O palestrante, por meio de dados, exemplos e observações, ainda dissertou sobre o tema ‘’vida artificial’’ e sobre a dicotomia entre o ‘’mundo concreto’’ e o ‘’mundo virtual’’.

Clique aqui e assista na íntegra!

Já a terceira apresentação foi realizada no dia 18 de maio, e contou com palestra sobre ‘’Mudanças e adaptações estratégicas em períodos de crise’’. Mediado pela Profa. Dra. Helena Belintani Shigaki, o evento foi encabeçado pelo Dr. Fernando Antonio Ribeiro Serra – Pós-Doutor em Declínio Organizacional, Pós-Doutor em Estratégia, Doutor em Engenharia, Docente na Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Líder da linha de pesquisa em Tomada de Decisão e Gestão Estratégica (TDE) no Programa de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE, e Coordenador da Divisão ESO – Estratégia em Negócios da ANPAD no triênio de 2021-2023. 

O palestrante expôs o ciclo de vida de uma empresa, e explicou que a maior parte delas ‘’morrerá’’ até os 40 anos. Isso significa que se os administradores não renovarem as suas estratégias de gestão, a prosperidade de seus negócios provavelmente chegará ao fim em determinado tempo. A partir disso, Dr. Fernando esmiúça uma série de mudanças e adaptações que devem ser realizadas pelas empresas ao chegarem em momentos de crises. 

Clique aqui e assista na íntegra! 

Por fim, o quarto e último evento do QuarenTese ocorreu no dia 03 de junho, e contou com palestra acerca do tema  ‘’Internacionalização de empresas: desafios de empreender no exterior’’. Mediada pela Profa. Dra. Nairana Radtke Caneppele Bussler, a apresentação ficou a cargo do Dr. Gustavo Silva Gonçalves – Doutor, Mestre e Graduado em Administração, e CEO/Co-fundador da MKT4EDU, empresa de Marketing voltada para o setor de Educação. 

O palestrante expôs toda a trajetória da MKT4EDU, comentou sobre seu processo de internacionalização, e sobre as oportunidades e dificuldades enfrentadas. Atualmente, a empresa mostra-se como um case de sucesso, atendendo cerca de 170 marcas em diversos países. 

Clique aqui e assista na íntegra! 

A Profa. Dra. Nairana Caneppele, professora do Mestrado em Administração do Unihorizontes, comenta sobre o QuarenTese: ‘’Neste ano, a abordagem evidenciou o indivíduo (Mulheres Exaustas), a organização (Tecnologia e trabalho no mundo digital), os desafios e estratégias (Mudanças e adaptações estratégicas em períodos de crise), bem como as oportunidades (Internacionalização de empresas: desafios de empreender no exterior) que são consequências das transformações associadas aos novos modelos de gestão, comportamentos e inserção das organizações no sistema. As palestras foram realizadas por profissionais com experiência acadêmica e prática consolidada, em âmbito nacional e internacional’’. A Profa. Dra. conclui: ‘’Ao participar do QuarenTese, os alunos puderam identificar como a teoria é vivenciada nas práticas organizacionais pelos exemplos reais apresentados. Isso é evidenciado em sala de aula, por meio da participação e envolvimento nas discussões e atividades desenvolvidas posteriormente’’

A Profa. Dra. Helena Belintani Shigaki, também professora do Mestrado em Administração, comenta sobre o tradicional evento: ‘’Ao todo, já realizamos 32 atividades, com palestrantes doutores do Brasil, da França, dos Estados Unidos e de Dubai, alcançando quase 2 mil pessoas em pouco mais de 2 anos. Já estamos planejando o QuarenTese para o segundo semestre de 2022, levando em consideração as demandas do nosso público’’. A Profa. Dra. explica: ‘’O QuarenTese é um projeto de extensão desenvolvido e coordenado pelos professores do Mestrado em Administração do Unihorizontes, que tem por objetivo a realização de eventos totalmente online e gratuitos, com palestras e oficinas voltadas para a Grande Área da Administração. Importante frisar que o QuarenTese é um projeto de extensão colaborativo, que nasceu para possibilitar a cocriação de valor na nossa comunidade acadêmica e empresarial, com a oferta de conteúdo atualizado, de prática e de networking. Tudo isso está disponível no canal do Youtube do Unihorizontes’’. 

CERTIFICADO

Todos os participantes, alunos ou não-alunos, têm direito a um certificado. Para os alunos do Mestrado, a participação em cada palestra equivale também a uma atividade extra-classe; já para os alunos da graduação, cada palestra garante 2h de atividades complementares. 

Para saber mais informações, entre em contato com a Secretaria de Mestrado e Pós-Graduação:

Telefone: 3349-2529

Email: [email protected]

 

Fique [email protected] às nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece no Unihorizontes! 

2022-06-22T16:21:45-03:0017.06.2022|Sem categoria|
×