Reitor do Unihorizontes, Prof. Rogério Naves Rezende, envia novo comunicado à comunidade acadêmica

|Reitor do Unihorizontes, Prof. Rogério Naves Rezende, envia novo comunicado à comunidade acadêmica

Reitor do Unihorizontes, Prof. Rogério Naves Rezende, envia novo comunicado à comunidade acadêmica

O Reitor do Centro Universitário Unihorizontes informou hoje à comunidade acadêmica que o regime de aulas remotas foi estentido até o dia 30 de abril, seguindo as determinações das autoridades municipais, estaduais e nacionais. Confira abaixo a íntegra do comunicado enviado aos alunos, professores e funcionários.

Prezados (as), 

Por determinação das autoridades competentes e pelo senso de responsabilidade com as pessoas da nossa comunidade acadêmica, O Centro Universitário Unihorizontes está prestando seus serviços educacionais por meio remoto, para garantir a continuidade do semestre, com o menor prejuízo possível para seus alunos, professores e funcionários, a custa de muito trabalho e dedicação de todos.

Esta situação especial foi estendida até 30 de abril, podendo ser ampliada, conforme o desenrolar da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Visando garantir a continuidade do processo educacional remoto o Unihorizontes possui a plataforma Moodle, que suporta diferentes tecnologias de Informação e Comunicação de forma robusta e amigável, sendo uma das plataformas mais utilizadas no mundo.

Porém, nesta transição abrupta do regime de aulas presenciais para aulas remotas é normal que existam questões que precisamos enfrentar, a saber:

1 – Lentidão no sistema, especialmente em horário de picos, entre 20:00 e 21:00 horas;

2 – Necessidade de professores e alunos explorarem diferentes recursos na plataforma Moodle para tornarem mais dinâmico o processo de ensino-aprendizagem;

3 – Internet indisponível ou lenta nas casas de alguns alunos para realizar as atividades propostas;

4 – Excesso de atividades para serem realizadas pelos alunos, uma vez que os conteúdos, os exercícios e até as provas intermediárias serão substituídas por atividades online;

5 – Falta de atividades presenciais promovidas pelo Unihorizontes, como cursos, palestras, seminários, etc. para contar como horas complementares que são exigidas para integralizar os cursos;

6 – Professores que não estão dando o apoio necessário, não estão postando conteúdos atrativos ou não estão utilizando os recursos tecnológicos desejáveis pelos alunos.

Conhecendo estes problemas, estamos tomando algumas providências para resolver ou atenuar a situação, quais sejam:

Quanto a lentidão do sistema, estamos flexibilizando o horário do professor no atendimento online e incentivando a criação de grupos de whatsapp das turmas para que os alunos possam tirar dúvidas com maior rapidez. O professor pode combinar com a turma o horário de atendimento, os chats, os fóruns de discussão, desde que seja dentro dos horários de suas respectivas aulas presenciais, e que se mantenham disponíveis pelo menos uma hora on line.

Além dos treinamentos semestrais que oferecemos para alunos e professores, temos como inovar quanto a forma de troca de conhecimento dentro do Moodle em termos de aulas online, vídeo-aulas, slides, vídeos, textos, questionários, etc. Montamos um tutorial para os professores com indicações de tecnologias que eles podem utilizar para melhorar a exposição do conteúdo. Além disso, temos um plantão online e plantões presenciais na unidade Santo Agostinho de 9:00 – 13:00 h e de 16:00 – 20:00 horas para atendimento de alunos e professores. Utilizem o email para tirar dúvidas  informatica@unihorizontes.br

Os alunos com dificuldade de acessar internet em casa, podem utilizar os laboratórios de informática da Unidade Santo Agostinho para realizar suas atividades com segurança. Inclusive instalamos programas como CAD e outros softwares necessários para o desenvolvimento das atividades remotas, sem aglomerações e com o espaço de segurança recomendado.

Quanto ao número de atividades, reduzimos de três para duas as atividades de Desenvolvimento e Fixação do Conhecimento; as atividades para substituir a prova Intermediária também podem ser duas ou três. Também eliminamos as etapas de pesquisa de campo e apresentação do Projeto Interdisciplinar, excluindo a confecção de maquetes, vídeos, montagem de teatro etc. que tomam um tempo considerável dos alunos. Os Coordenadores estão orientados para acompanharem a quantidade e os prazos das atividades postadas no Moodle, de forma a não haver excessos.

Excepcionalmente neste semestre, ampliaremos a quantidade de horas complementares aceitas com cursos online na área de formação do aluno, cursos de línguas e de informática, para os alunos na condição de formandos, que ainda não completaram as suas horas complementares.

Por fim, peço a ajuda de vocês para monitorarem o andamento do sistema. É nosso dever prestarmos o melhor serviço, dentro das nossas possibilidades e limitações. Mas não podemos tolerar que algum professor deixe de manter contato com vocês e de postar conteúdos e atividades no sistema Moodle. Se isto estiver acontecendo, realmente, vocês precisam nos ajudar. Enviem um e-mail para avaliação@unihorizontes.br informando detalhadamente o ocorrido que iremos tomar as medidas necessárias. Também precisamos de elogios e de sugestões que sejam fáceis de implementar. Usem o mesmo canal.

Este momento é complexo para vocês alunos, para os professores que, na sua imensa maioria, são muito comprometidos, para os nossos funcionários e para a Instituição, que depende sobremaneira da semestralidade de vocês para honrar nossos compromissos.

Desejo saúde para vocês e seus familiares.

Atenciosamente,

Prof. Rogério Naves Rezende

Reitor do Centro Universitário Unihorizontes

 

 

2020-04-15T18:04:42-03:0006.04.2020|Acadêmico|
×