Já está disponível a mais nova edição da Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão – HIG, periódico online publicado pelo Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. O novo número traz temas como resistência na empregabilidade LGBT e assédio no trabalho. O acesso é gratuito e pode ser realizado pelo endereço: hig.unihorizontes.br/index.php/Hig.
A Revista HIG traz semestralmente pesquisas desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estudam temas ligados a áreas como administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo. O público-alvo da publicação são professores, pesquisadores, profissionais, estudantes e profissionais atuantes no mercado de trabalho.
Entre os trabalhos aprovados neste número está o artigo “Bota a cara no sol: o silêncio e a resistência na empregabilidade LGBT”, em que os autores Adriana Kelly Cardoso de Souza, Jefferson Rodrigues Pereira, Thaís Pinto da Rocha Torres e Julio Guimarães Barata buscaram identificar os principais problemas enfrentados pelas pessoas LGBT nas organizações da cidade de Belo Horizonte. O estudo identificou que a discriminação existe nas organizações, mas ele ocorrer, muitas vezes, de maneira velada. Tal fato foi observado a partir de relatos dos entrevistados que expressão situações reais de preconceito, mas que não são vistas dessa forma. Trata-se de “uma violência simbólica e estrutural”, afirmam os autores. Os resultados da pesquisa também revelaram que alguns indivíduos optam por não se esconder e adotam uma postura de enfrentamento e resistência, outros, por sua vez, se omitem por medo de represálias e discriminação.
A relação entre assédio no trabalho e as redes sociais é abordada no artigo “As discussões sobre assédio no trabalho compartilhadas pelos internautas na rede social Facebook”. O objetivo da pesquisa desenvolvida por Alice de Freitas Oleto, Noézia Maria Ramos e Diego de Sousa Guerra foi analisar como os internautas se manifestam sobre os atos de assédio no ambiente de trabalho, por meio de suas publicações, comentários e compartilhamentos em blogs, grupos e comunidades registradas no Facebook. O estudo identificou comportamentos considerados como assédio e que os abusos ocorrem pela sua naturalização e pelo uso inadequado do poder. Outra conclusão foi que as organizações não estão preparadas ou não querem se preparar para evitar esse tipo de abuso em seu ambiente.
A Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão – HIG recebeu a classificação B4 no Qualis Capes, índice que mantem um ranking da qualidade das publicações científicas no Brasil e no exterior. Pesquisadores interessados em participar das próximas edições podem realizar a submissão dos seus trabalhos na própria página da Revista, seguindo as instruções que lá se encontram.