|Secretaria de Pós-Graduação do Unihorizontes divulga resultado de processo seletivo de Iniciação Científica

A Secretaria de Pós-Graduação do Centro Universitário Unihorizontes divulgou na tarde dessa quarta-feira o resultado do processo seletivo para vagas de bolsistas de Iniciação Científica. A lista com os alunos aprovados pode ser conferida aqui. A seleção ocorreu por meio de uma prova de informática e interpretação de texto, entrevista e análise do Histórico escolar realizadas no dia 26 de fevereiro na Unidade Santo Agostinho I. Os alunos selecionados iniciarão suas atividades no dia 5 de março.

A Iniciação Científica é uma maneira de o estudante de graduação ingressar no mundo da pesquisa acadêmica e também um importante diferencial no currículo, pois o ajuda a se destacar no mercado de trabalho. Os estudantes selecionados recebem uma bolsa mensal e deve cumprir uma carga horária de 20 horas semanais, distribuídas em 5 horas diárias.

Durante a Iniciação Científica, o estudante é supervisionado por um professor do Mestrado em Administração do Unihorizontes, trabalhando diretamente com ele em seus projetos de pesquisa. As principais vantagens da Iniciação Científica são a introdução do aluno ao mundo da pesquisa acadêmica e a possibilidade que ele tem para formar networking com professores e outros pesquisadores.

A Iniciação Científica também pode funcionar como mais uma opção de carreira, visto que abre as portas para o aluno do universo da pesquisa acadêmica, permitindo que ele construa um currículo mais versátil. “A Iniciação Científica funciona como suporte acadêmico e desenvolve competências essenciais para o mundo profissional: ajuda a melhorar desempenho em processos de seleção, a ter maior eficiência na elaboração de relatórios e melhor desenvoltura em reuniões de trabalho”, explica a Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Reitora do Centro Universitário Unihorizontes. Outro ponto bastante favorável da Iniciação Científica é a possibilidade de publicação de artigos e outros trabalhos de pesquisa, algo que posteriormente facilita o ingresso na pós-graduação stricto sensu.