Termina nesta sexta-feira a XXXIII Semana do Projeto Interdisciplinar, evento que teve início na quarta-feira (09/10) nas três unidades do Centro Universitário Unihorizontes e reúne mais de 600 atividades dentre elas palestras, workshops e apresentações de pesquisas com buscam a relação entre as diferentes disciplinas dos cursos e desenvolve diferentes competências nos alunos. Confira alguns relatos de alunos e palestrantes:
“O Projeto interdisciplinar é muito produtivo, ele abre a oportunidade para o aluno ter conhecimento de outras áreas e contato com períodos mais avançados, pois tem essa junção de turmas e cursos e de atividades”, conta a aluna Indira Hana Reis, do sétimo período do curso de Engenharia Civil. “Ele oferece uma base muito forte e nos prepara realmente para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, acrescentou.
Para Gabriel Campelo Alves, aluno do 3º período de Direito, o Projeto Interdisciplinar contribui não só para o lado profissional mas também para o lado humano e social. O seu grupo realizou um estudo de caso de um julgamento que envolvia cyberbulling. “A realização do trabalho nos permitiu enxergar que muitas vezes algo que é visto apenas como brincadeira na internet, tem implicações mais amplas, afinal a pessoa que é vítima não enxerga dessa forma e acaba desenvolvendo algum tipo de transtorno”, disse. “No caso que estudamos, a vítima acabou se tornando um criminoso, pois enxergou na vingança a sua única alternativa”, conta.
Além das apresentações de trabalho, os alunos assistem palestras de diferentes áreas, a administradora Mariana Marinho, realizou uma palestra sobre neurociência do consumidor e neuromarketing, um tema que está bastante em alta. “Eu trouxe referencias para os alunos que são amplamente estudadas e esse tema acaba abarcando todos os cursos, porque tem a questão da capacidade cognitiva do ser humano a ser adaptar aos ambientes e se reinventar e se refazer e isso vai de encontro as arquitetura de escolhas dos alunos”, explica.