O câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 29% dos casos novos de câncer ao ano.

Existem fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama que não são modificáveis, como por exemplo a idade (o risco aumenta após os 50 anos); o início da menstruação antes dos 12 anos; a menopausa tardia; a presença de história familiar para câncer de ovário ou de mama; a alta densidade mamária e a presença de mutações genéticas; mas existem outros fatores que são modificáveis, relacionados aos hábitos de vida e são passíveis de intervenção, como evitar o excesso de peso, ter uma alimentação saudável com pouca ingestão de gordura e álcool, e praticar atividades físicas durante a semana (150 minutos de atividades moderadas divididas entre os cinco dias ou 75 minutos de exercícios vigorosos divididos entre os cinco dias). Estima-se que por meio da alimentação e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver a doença.

Então, ficam as dicas de saúde para prevenção do câncer de mama:

  • Tenha uma alimentação equilibrada;
  • Faça exercícios físicos durante a semana;
  • Evite álcool;
  • Faça seus exames periódicos para rastreamento do câncer de mama: mamografia anual a partir dos 40 anos, podendo ser complementado com outros métodos de imagem.

 

Matéria retirada do site https://www.aristidesmaltez.org.br/dicas-para-prevenir-o-cancer-de-mama/