Diversidade na Sociedade

||Diversidade na Sociedade
Diversidade na Sociedade2021-07-29T17:03:35-03:00

Diversidade na Sociedade

Seja bem vindo aos Cursos Livres da EaD do Centro Universitário Unihorizontes, os cursos são 100% a distância.

Todo o conteúdo e atividades são disponibilizados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que o aluno acessa pela internet quanto e onde quiser; e somente no final do curso realizará uma síntese proposta pelo docente.

A plataforma que abriga o AVA é a Blackboard; e os conteúdos do material didático são desenvolvidos pela Editora Sagah – ambas do Grupo A, referência em soluções para o ensino superior à distância.

Os conteúdos estão disponíveis por meio digital, que podem ser baixados e impressos pelo aluno.

Em cada conteúdo dessa unidade, há uma atividade, cujo objetivo consolidar o aprendizado e evitar o esquecimento.

Diferencial em nossos cursos:

Flexibilidade: Conteúdo online para você estudar onde, quando e como quiser.

Conteúdo: Atualizado e de qualidade, de acordo com suas necessidades.

Certificação: Ao final dos estudos, você será certificado, de acordo com os requisitos do curso.

Bons estudos!

Resumo do Curso

A banda gaúcha de rock “Engenheiros do Hawaii” tem uma música que se chama “Ninguém = ninguém”. Os versos do refrão dizem “Todos iguais, todos iguais/Mas uns mais iguais que os outros/Tão desiguais, tão desiguais”. Do ponto de vista jurídico, todos são iguais perante à lei, com respeito às diferenças. Mas será que na prática é isso o que acontece?

Você já deve ter falado muitas vezes as palavras “cidadania” ou “cidadão”, mas você conhece a história do conceito e suas definições contemporâneas? Para além de conhecê-las, a pergunta mais importante a ser formulada em um país multicultural e pluriétnico como o Brasil seria: quem é cidadão no Brasil? E, como infelizmente se sabe, nem toda a diversidade brasileira é respaldada na prática pelos direitos do cidadão, deve-se pensar como o ensino de história pode contribuir para o exercício da cidadania e para a garantia da diversidade cultural.

Neste curso, você verá algumas definições para o conceito de cidadania e acompanhará um breve histórico do termo até o século XXI. Aprenderá, também, que a cidadania foi uma conquista de povos e sociedades a partir de muitas lutas contra a desigualdade, a opressão e as injustiças históricas. Por fim, refletirá sobre como o ensino de história pode, através de uma série de metodologias, fomentar o exercício da cidadania aliado aos princípios da diversidade cultural.

Ao final do curso, você deve apresentar os seguintes aprendizados:

* Discutir o conceito de cidadania e o que é ser cidadão no século XXI.
* Reconhecer a concepção de cidadania como uma conquista histórica dos povos e sociedades.
* Relacionar a noção de cidadania com os princípios da diversidade cultural através do ensino de História em sala de aula.

Conheça nossos cursos de graduação

GRADUAÇÃO PRESENCIAL
GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
×