No dia 07 de julho de 2022, a Professora Renata Filippetto, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unihorizontes, participou de uma live sobre as oportunidades e desafios da carreira do Arquiteto. A palestra, transmitida pela página @_carreirando, no Instagram, foi conduzida por Cláudia Ildefonso, psicóloga e orientadora vocacional e de carreiras.

Cláudia lançou algumas perguntas relativas à carreira do Arquiteto, ao que a Professora Renata foi respondendo com base em sua ampla experiência na área. Foi discutido sobre o que se estuda em Arquitetura, qual a relação do curso com o Design de Interiores, qual a relação do curso com a Engenharia Civil, o que é ‘’Urbanismo’’, entre outras questões.

A live abordou também o perfil do estudante de Arquitetura e Urbanismo, que, segundo a Professora Renata, é muito diverso. Como a Arquitetura é uma área multidisciplinar, ela abrange pessoas que gostam de desenhar, ou que são muito organizadas e detalhistas, ou que tenham habilidade para lidar com grandes estruturas, ou que se interessam pelo aspecto social da profissão, ou ainda que tenham um perfil mais filosófico e gosto para a arte. No fim das contas, o que é realmente essencial para tornar-se um arquiteto é ter um encantamento pela cidade, pelos edifícios, e pelos processos das obras. Isto é, o perfil de pessoa que provavelmente terá aptidão para a Arquitetura é aquela que desenvolve um olhar diferente para a cidade, aquela que tem vontade de promover mudanças nos espaços ao seu redor.

Outro aspecto discutido foi o estudo para além da faculdade. Durante ou após o término do curso de Arquitetura e Urbanismo, é interessante que o aluno complemente sua formação com algumas especializações que tenham a ver com os direcionamentos tomados ao longo da graduação. Há cursos de aperfeiçoamento de desenho a mão, de operação de softwares, de filosofia da arte, de manejo de equipamento de topografia, de paisagismo, de iluminação, e até mesmo de Feng Shui. A Arquitetura comporta várias áreas de saber dentro de si, e, assim, possibilita um campo bem amplo de desenvolvimento e atuação.

A Professora Renata Filippetto comenta sobre o momento atual do profissional de Arquitetura e Urbanismo: ‘’O que aconteceu no período de pandemia? O pessoal não parou de trabalhar. Essas mudanças para home office e homeschooling fizeram com que as pessoas começassem a olhar mais para a casa delas, então a Arquitetura não parou. E a Construção Civil não parou também. A economia gira muito em torno disso. A Arquitetura é uma profissão milenar, que está sendo cada vez mais reconhecida. ‘Construa certo, contrate um arquiteto’, esse é o nosso lema!’’, conclui a Professora.