O Novo FIES oferece condições especiais
com Juro Zero pra quem mais precisa
As inscrições ocorrem entre 14 a 17 de março de 2023. Não perca o prazo!
Resultado da chamada única: 21 de março.
O Unihorizontes oferece um Ensino de Qualidade para você que quer estudar sem preocupações.
FIES
O novo FIES divide o programa de financiamento estudantil em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
POR QUE ESCOLHER O UNIHORIZONTES?
Quer saber como estudar sem passar sufoco e sem crise? No Centro Universitário Unihorizontes você tem descontos de até 50% durante o curso todo, pode financiar o restante pelo Fies e pagar só depois de formado. E mais, tanto para os cursos presenciais quanto para os cursos EaD você concorre à bolsas de 100%.
Dúvidas frequentes
Sobre o novo FIES
O novo Fies traz como benefícios, por exemplo, menos juros aos alunos que mais precisam, maior prazo, maior transparência com as informações e com os parâmetros de reajuste das mensalidades, e maior governança com a implementação de um comitê gestor interministerial.
Estudantes de todo o Brasil com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, com nota mínima de quatrocentos e cinquenta pontos no ENEM e que não tenham tirado nota superior a zero na redação.
O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
O novo Fies tem três modalidades de financiamento:
- Modalidade I: destinada à oferta de vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.
- Modalidade II: destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.
- Modalidade III: destinada a todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES. Assim como a modalidade II, será destinada para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.
A primeira modalidade do Fies é um financiamento estudantil ofertado diretamente pelo governo para o estudante, tendo, por isso, um baixo custo. Já a segunda modalidade é um financiamento ofertado pelas instituições financeiras, as quais contam com recursos públicos e, por essa razão, são capazes de ofertar um financiamento mais barato que o mercado, porém mais caro que o da Modalidade I.
Na modalidade I, o Fies ofertará financiamento para o aluno com faixa de renda per capita de até três salários mínimos e terá o auxílio do Fundo Garantidor, que será composto de um aporte da União e de aportes das Instituições de Ensino. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda. Já as modalidades dois e três são destinadas a estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. No caso da modalidade II, terão como fonte de financiamento recursos de Fundos Constitucionais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na modalidade III.
Não é possível mudanças de uma modalidade para outra ao longo do período de financiamento.
- É vedada a inscrição no Fies ao estudante:
- Que não tenha sido pré-selecionado no processo conduzido pelo MEC;
- Cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
- Que já tenha sido beneficiado com financiamento do Fies — exceto o estudante financiado pelo programa que, mediante requerimento ao Agente Operador do Fundo, comprovar o não usufruto do financiamento e o encerramento antecipado do contrato;
- Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC) ou com o FIES;
- Beneficiário de bolsa integral do ProUni;
- Beneficiário de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no FIES;
- Que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas inferior a quatrocentos e cinquenta pontos e/ou nota na redação igual a zero;
- Cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a três salários mínimos.