Biblioteca
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O acervo físico, abrange principalmente as áreas do conhecimento além de oferecer acesso a duas bibliotecas digitais PERASON e PLATAFORMA A que juntas disponibiliza aproximadamente 18 mil obras em formato digital.
Acervo, Terminais de consulta, Balcão de Atendimento, Sala de estudo individual, Espaço para Leitura, Área de processamento técnico.
Catálogo On-line; Consulta local do acervo; Comutação Bibliográfica (COMUT); Treinamentos de Usuários; Divulgação de Aquisições; Elaboração de Ficha Catalográficas; Empréstimo Domiciliar; Empréstimo de Férias; Empréstimos entre unidades; Empréstimo entre Bibliotecas parceiras; Acesso a Periódicos; Serviço de Referência; Renovação, reserva, histórico de empréstimos e financeiro online; Visita Orientada; Projetos Acervo Braille e Campanha de doação de livros; Bibliotecas Digitais: Pearson e Plataforma A; Acesso a base de dados, periódicos digitais e repositório; Suporte ao usuário pelo e-mail biblioteca@
- O empréstimo e individual, podendo pegar emprestado até 4 Livros para Empréstimo domiciliar com prazo de 7 dias para alunos e 15 dias professor.
- O usuário só poderá obter novo empréstimo, depois de devolver os volumes anteriormente retirados e os que estão em atraso.
- Não é permitido o empréstimo domiciliar das obras da Coleção de referência tais como: almanaques, anuários, atlas, dicionários, enciclopédias, repertórios e vocabulários e nem de produção acadêmica como TCC ou Dissertações ou periódicos. Estas obras só podem ser consultadas na biblioteca.
- O usuário deve devolver o material na data pré-estabelecida, diretamente no Balcão de Atendimento.
- O material deve ser devolvido na Biblioteca durante o horário de funcionamento, sendo proibida a entrega em outro local do Centro Universitário.
- A devolução deve ser feita diretamente ao Atendente, sendo proibido deixar o material no Balcão de Atendimento ou nas mesas de estudo.
- A não devolução do material no prazo estabelecido acarretará no pagamento de multas por dia ou hora de atraso, dependendo da modalidade de empréstimo no valor de R$ 1,00 por dia.
- No atraso de materiais em listas de reserva, será cobrado multa em dobro
- Não será cobrado multa dos dias em que a Biblioteca estiver sem expediente.
- O pagamento da multa pode ser efetuado no Setor Financeiro ou na Biblioteca, por meio de recibo emitido pelo sistema informatizado da biblioteca.
- Na impossibilidade de devolver o material na data prevista por motivo de doença, o usuário deverá apresentar atestado médico para abono justificado da multa.
- As multas que ultrapassarem o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) poderão ser pagas com doação de livros, mediante avaliação anterior do Bibliotecário.
- Enquanto o usuário estiver com pendências relativa a devolução de exemplares não, poderá pegar outro livro.
- O usuário poderá renovar um material 4 vezes consecutivas, totalizando em 28 dias. Ao final desse período o usuário deverá comparecer à Biblioteca para devolução e efetuar um novo empréstimo. Lembrando que este material não poderá constar em lista de reserva.
- A renovação poderá ser feita pessoalmente ou online pelo próprio usuário, através do novo sistema de bibliotecas que está sendo implementado.
- Não é permitido renovar materiais em atraso, sem antes efetuar o pagamento da multa
- É proibido fazer empréstimos e renovação por meio de terceiros
- A reserva poderá ser feita pessoalmente ou online.
- O usuário poderá fazer reserva somente de materiais que se encontram emprestados.
- O atendimento às reservas obedece à ordem cronológica das solicitações
- Os exemplares de reserva serão mantidos à disposição do solicitante pelo prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a partir de sua chegada à Biblioteca.
- A reserva é nominal e intransferível, ou seja, o solicitante da reserva não poderá transferi-la à outra pessoa.
- Não é permitido fazer reserva de exemplares que estiverem em seu poder
- O “nada consta”. Ao término dos períodos letivos dos cursos, os usuários em débito com as Bibliotecas não poderão efetuar a matrícula ou solicitar diploma, enquanto não regularizarem sua situação.
- Nunca sair, ou permitir que alguém saia com o material sem antes registrá-lo no Balcão de Atendimento
- Devolver o material das bibliotecas dentro dos prazos estabelecidos
- Pagar os débitos referentes às multas
- Zelar pela preservação dos materiais sob sua responsabilidade, não riscar e nem tirar páginas.
- Comunicar imediatamente às Bibliotecas sobre perda ou extravio dos materiais.
- Repor ou indenizar as Bibliotecas, em caso de perda, extravio ou dano físico constatado no material.
- Deixar bolsas, mochilas, pastas e pacotes no escaninho ou na estante na entrada, antes de utilizar as Bibliotecas
- Não portar ou mesmo consumir alimentos ou bebidas nas dependências das Bibliotecas
- Não falar ao celular nas dependências das bibliotecas